Dourados (MS) - O douradense Magno Prado Nazaret, 26 anos, está na lista do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que elege os melhores atletas do ano de 2012. Magno foi considerado o melhor ciclista na categoria estrada.
Os votos recebidos por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte muito se devem por ter vencido o Tour do Brasil/Volta Ciclística Internacional de São Paulo, liderado o ranking das Américas, e ter representado o país nos Jogos de Londres.
Na lista divulgada das 43 modalidades olímpicas, estão como vencedores Neymar (futebol), Robert Scheidt (vela), Alison e Emanuel (vôlei de praia) e Diogo Silva (tae kwon do).
A disputa do Prêmio Brasil Olímpico deste ano está entre Sheilla (vôlei), Sarah Menezes (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno). E, no masculino, Arthur Zanetti (ginástica artística), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação). Todos os atletas subiram no pódio na última Olimpíada.
Os vencedores sairão por meio de eleição, 50% dos votos serão de acordo com a escolha do júri (jornalista, dirigentes, ex-atletas), a outra metade virá dos votos populares, com votação aberta a partir de hoje, por meio do site do COB (www.cob.org.br). O resultado será divulgado apenas na cerimônia de entrega do prêmio, marcada para o dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Entre os seis finalistas, dois buscam a premiação pela segunda vez: Thiago Pereira ganhou em 2007, e Sarah Menezes foi eleita em 2009. Enquanto isso, os outros quatro atletas tentam conseguir uma honraria inédita.
No ano passado, o Prêmio Brasil Olímpico foi vencido por Cesar Cielo (natação) e Fabiana Murer (atletismo).
(*Com COB).