A seleção brasileira sub-20, que fez período de concentração e treinamento em Campo Grande visando o campeonato sul-americano, sob o comando do técnico Nelson Rodrigues, chega hoje a Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, sede do grupo A, do qual o time participa.
Entre as definições já tomadas pelo treinador está a de que o volante Lucas, natural de Dourados e atuante do Grêmio, será o capitão de uma equipe que não tem como missão apenas ganhar o título, mas também assegurar uma vaga para o Brasil na Olimpíada de 2008, o que só acontecerá para os dois primeiros colocados na competição da América do Sul.
Lucas, dos cinco jogadores da dupla Gre-Nal que estarão servindo o País, é o único que tem presença certa no time que começa a competição no domingo, enfrentando o Chile. Feliz com a oportunidade, ele lembra que "sempre fiz questão de defender a sub-20", referindo-se a posicionamentos de dirigentes e até de representantes da imprensa gaúcha, que defendiam a idéia de que por ser ele já um atleta integrado aos profissionais há duas temporadas, deveria ser liberado para seguir servindo apenas ao Grêmio.
Os outros jogadores dos times gaúchos que estão no selecionado nacional são os goleiros Muriel, do Inter, e Cássio, do Grêmio, um dos quais será escolhido para começar o jogo contra os chilenos; além dos atacantes Luiz Adriano e Alexandre Pato, ambos do Inter. O primeiro é reserva e o segundo só não será escalado porque está em fase final de recuperação de problema muscular.
Além do Chile, o Brasil enfrentará, na primeira fase do Sul-Americano que se realizará no Paraguai, as seleções da Bolívia, do Peru e do país anfitrião, o Paraguai. O supervisor da equipe brasileira, Bruno Costa, comentou ontem, dia 03, que os cinco atletas da dupla Gre-Nal têm sido muito importantes para o grupo, inclusive o lesionado Pato.