Pequim (China) - O governo chinês está organizando cursos para ensinar a população do país a torcer durante os Jogos Olímpicos de Pequim, que se realizam em 2008.
No curso, voluntários aprendem sobre elementos associados à torcida, como o momento apropriado para se bater palmas, e a importância de um comportamento civilizado.
A iniciativa faz parte de uma campanha mais ampla organizada pelo governo para promover a educação dos anfitriões durante a competição.
A campanha também está estimulando a chineses a abandonar hábitos como pular filas ou jogar lixo no chão.
Perfeição - Para as autoridades de Pequim, a Olimpíada será um momento importante para reforçar a posição da China como um dos países mais importantes no cenário internacional.
Por isso, elas têm a preocupação de que tudo seja perfeito - até mesmo os aplausos e os cantos da torcida.
Cerca de 20 tipos de gritos de incentivo já foram aprovados pelas autoridades chinesas para uso pelos torcedores durante a Olimpíada, que começa em 8 de agosto.
Uma preocupação do governo chinês é evitar, nos Jogos Olímpicos, eventos como os ocorridos durante a Copa da Ásia de 2004.
Na ocasião, depois da derrota da seleção chinesa para o Japão, torcedores foram às ruas protestar, queimando bandeiras japonesas e gritando obscenidades.