Quarta-feira, 09 de julho de 2025, 16:35

Depois de um ano, Dunga enfrenta a Argélia e velhos problemas

ge.net - 22 de ago de 2007 às 12:41 142 Views 0 Comentários
Depois de um ano, Dunga enfrenta a Argélia e velhos problemas
Montpellier (França) - Desde que foi lançado na aventura de se transformar em técnico de futebol tendo a seleção brasileira como sua primeira experiência na nova função, Dunga mudou muita coisa no time canarinho. Depois de ter completado um ano no comando da equipe, no entanto, ele -que estreou no empate por 1 a 1 com a Noruega, no dia 16 de agosto de 2006 - continua enfrentando alguns problemas parecidos com os do início de sua caminhada rumo à Copa de 2010.

De lá para cá, o treinador ganhou traquejo, conquistou o título da Copa América e humilhou o principal rival, a Argentina, em duas ocasiões. Sua renovação no elenco vai se consolidando aos poucos. Porém, exatamente como nos primeiros jogos do novo treinador, Kaká e Ronaldinho Gaúcho voltam a freqüentar o banco de reservas nesta quarta-feira, às 13h30 (De Brasília), em Montpellier, na França. O atacante do Barcelona estaria, inclusive, fora de forma, segundo a comissão técnica.

No comando da seleção, Dunga coleciona 11 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Kaká e Ronaldinho parecem ter voltado à estaca zero. Começaram a 'Era Dunga' em baixa, reconquistaram o espaço aos poucos - principalmente o meia do Milan - e perderam terreno novamente por terem pedido dispensa da Copa América para curtirem as férias.

"Nada mudou na minha forma de pensar neste período. Eu continuo vendo o futebol como um trabalho de equipe e valorizo o grupo", alerta Dunga, que não acharia justo sacar, repentinamente, jogadores como Júlio Baptista e Elano depois da bela campanha que fizeram na Copa América, tendo que enfrentar a desconfiança da opinião pública brasileira.

Exatamente como fez em 2006, o técnico sugeriu muito trabalho aos dois dos maiores craques do mundo. "Todo jogador começa sempre do zero. A vida não acontece no passado e sim no presente. Eles não viraram grandes nomes à toa e aqui não será diferente. Ninguém vai dar nada de graça a eles", disse Dunga.

Fiel aos jogadores que o ajudaram em sua primeira competição oficial, o treinador vai manter o time base da final da Copa América, disputada na Venezuela. As principais novidades estão na defesa, setor que teve muitos jogadores cortados em cima da hora por contusão: Juan, Lúcio, Luisão e Gilberto.

Alex Silva (São Paulo) e Naldo (Werder Bremen) devem formar o miolo de zaga e Kléber (Santos) atuará na lateral-esquerda. No banco de reservas, Kaká e Ronaldinho se resignaram. "Conquistei meu espaço da primeira vez, da segunda e, se tiver que conquistar de novo, eu estou disposto", disse Kaká. Ronaldinho Gaúcho seguiu a mesma linha e prometeu se esforçar para virar titular.

O time da Argélia vem empolgado após bom amistoso contra a Argentina, que terminou em uma derrota por 4 a 3, disputado em 5 de junho. Entre os destaques da equipe, estão o meia-atacante Karim Ziani, do Olympique de Marselha e o lateral-esquerdo Nadir Belhadj, do Sedan, da França.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X ARGÉLIA

Local: Stade De La Mosson, em Montpellier (França).
Data: 22 de agosto de 2007, quarta-feira
Horário: 13h30 (De Brasília)
Árbitro: não divulgado.

BRASIL: Doni; Maicon, Alex Silva, Naldo e Kleber; Josué, Mineiro, Elano e Júlio Baptista; Robinho e Vágner Love.
Técnico: Dunga.

ARGÉLIA: Gaouaoui; Meftah, Bougherra, Bouzid, Zaoui e Zarabi; Amri, Yahia, Ziani e Bezzaz; Saïfi.
Técnico: Jean-Michel Cavalli.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.