Segunda-feira, 07 de julho de 2025, 09:29

Defesa "derruba" o foco e a preocupação do Palmeiras no ataque

globo esporte - 19 de fev de 2007 às 18:23 289 Views 0 Comentários
Defesa "derruba" o foco e a preocupação do Palmeiras no ataque

São Paulo (SP) - O técnico Caio Júnior não esconde que sua maior preocupação para acelerar o entrosamento no irregular Palmeiras é buscar uma escalação ideal e, principalmente, um padrão de finalização aceitável para o sistema ofensivo da equipe. Mas, desde que a equipe deixou de vencer no Paulistão, há seis rodadas, os números provam que a defesa também está longe de seu funcionamento ideal.

Nono colocado da competição, o Palmeiras tem 14 gols marcados em nove rodadas, marca inferior a seis dos adversários que estão entre os dez primeiros colocados na tabela de classificação. Mas, mesmo com a indecisão sobre a formação do ataque e o acúmulo de gols perdidos que vem virando a marca do time na temporada, o Palmeiras ainda sofre com o seu sistema defensivo.

Com exceção da partida de estréia pela Copa do Brasil, quando venceu e eliminou o Operário-MT com uma goleada por 5 a 0, o Palmeiras só não tomou gols em mais uma única partida no ano, no 1 a 0 contra o Santo André, justamente a última vitória da equipe no Paulistão.

Desde então, o Palmeiras sempre toma pelo menos um gol no Paulistão. Nas seis partidas sem vitórias, foram quatro empates e duas derrotas, que expuseram deficiências bem díspares: quando a equipe sai perdendo, não consegue virar; quando abre vantagem, falha atrás e cede o empate.

Os erros defensivos, aliás, já despertaram reclamações claras do goleiro Marcos, irritado por se sentir culpado pelos últimos gols da equipe. No último sábado, no empate por 1 a 1 ante o Rio Claro, o camisa 1 apontou falhas de posicionamento de Francis, Wendel e Martinez, que não evitaram o cabeceio do atacante Luciano. "Estou cansado de assumir a culpa nos gols", disse o capitão palmeirense.

Marcos contou na sua retaguarda com David e Thiago Gomes, uma dupla de zaga que jogou junta pela primeira vez, depois de Caio Júnior ter perdido Dininho e Pierre, machucados, e o coxinense Edmílson Dubinha, suspenso.

Agora, no próximo final de semana, o Palmeiras enfrenta o São Caetano, equipe que, apesar de ter um ataque com apenas 13 gols, está na quarta colocação, com 19 pontos, seis a mais que seu próximo adversário.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.