Boston (EUA) - Em sua primeira defesa do cinturão dos pesos pena pela Federação Internacional de Boxe (FIB), o brasileiro Valdemir Pereira, o Sertão, perdeu o título da categoria. Na noite deste sábado, ele acabou desclassificado no oitavo assalto da luta contra o norte-americano Eric Aiken, em Boston, Estados Unidos. Com a derrota do pugilista baiano, o Brasil passa a ter apenas o leve Acelino Popó Freitas como campeão pela Organização Mundial de Boxe (OMB).
A decisão do juiz levou parte do público a vaiar o novo campeão, que após o anúncio da desclassificação do brasileiro foi imediatamente carregado pelos treinadores. "Eu quero a revanche", afirmava, reclamando de má-fé do adversário. "Isso é coisa de americano". Mês passado, na luta de Popó, a pontuação de um dos árbitros, que considerou o norte-americano Zahir Raheem vencedor, também provocou reclamações.
Sertão havia conquistado seu título em janeiro e chegou a disputar uma luta de preparação para a defesa no mês passado. Esta foi a primeira derrota da carreira do brasileiro, que tem 25 vitórias com 15 nocautes em seu cartel. Aiken chega à 15ª vitória - 12 por nocaute - com quatro derrotas.
Se ia se garantindo nas punições ao brasileiro, Aiken levava desvantagem no combate. Variando os golpes, Sertão encurralava o norte-americano, que sentia as sequências. No oitavo assalto, com mais uma reclamação do pugilista da casa, o árbitro resolveu acabar a luta, desclassificando Sertão.