Ponte Vedra (EUA) - Os dois melhores tenistas do Brasil ganharam outra ótima notícia nesta segunda-feira, com a divulgação do ranking de entradas pela ATP. Após semana produtiva, Marcos Daniel e Thomaz Bellucci deram grande salto e garantiram suas melhores marcas da carreira.
Com as quartas-de-final no ATP de Houston, Daniel pulou 14 posições e alcançou o 77º lugar, três acima da antiga marca, o 80º de junho de 2006. Além disso, aproximou-se de vez da faixa dos jogadores que irão às Olimpíadas de Pequim e segue precisando de pouco para colocar o Brasil novamente em destaque.
Na melhor fase da carreira, Daniel, de 29 anos, tem subido sistematicamente desde o final do ano passado, quando saiu de mero 213º em outubro com o título em Bogotá e os vices em Lima e Buenos Aires. Neste ano, abriu com semifinal em São Paulo e foi campeão em Bogotá, entrando mais tarde no top 100.
Após ter pontos descontados e cair, foi vice em Nápoles e deu passo decisivo para ir a Roland Garros. Por fim, viveu semana agitada, sendo herói da classificação do Brasil na Copa Davis e alcançando as quartas em um ATP, após quase dois anos de jejum. Agora, joga outro forte challenger, em Bermudas, e tenta sacramentar a evolução.
Já Bellucci passou ao 127º lugar com o título em Florianópolis, ganho de 18 posições em relação à última lista. O paulista de 20 anos confirma a boa fase e mostra que o sonho de chegar ao top 100 apenas em 2009 pode ser radicalmente antecipado. Com esta posição, já ganha chance de disputar certos ATPs e até mesmo qualifyings de Masters Series.
Bellucci é outro que atravessa grande fase desde o início da temporada, quando ainda estava abaixo do top 200. Ao ir bem em São Paulo e elevar o nível com a taça em Santiago, confirmou a fase e ainda recolocou o Brasil no caminho das vitórias em ATP, ao passar rodada em Buenos Aires. Sua única parte baixa veio na Davis, em que levou dolorida virada de Santiago Giraldo no primeiro dia.