Moscou (Rússia) - A promessa de briga dura até o último momento não se materializou e a dupla Renata e Talita assegurou nesta sexta-feira a segunda vaga do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Pequim. Elas carimbaram o passaporte para a China graças à eliminação prematura de Ana Paula e Shelda no Grand Slam da Rússia do Circuito Mundial.
Como Renata e Talita chegaram às semifinais através de vitórias sobre as alemãs Stephanie Pohl/Okka Rau (23/21 e 21/18) e Maria Elisa/Val (21/18 e 21/19), elas abrem pelo menos 480 pontos de vantagem sobre as rivais no ranking que leva em conta os oito melhores resultados no Circuito desde o início do ano passado.
Ana e Shelda, por sua vez, podem tirar apenas 240 pontos desta vantagem, caso vençam a etapa de Marselha, última chance de as parcerias somarem pontos na seletiva, programada para entre 15 e 20 de julho. Com isso, Renata e Talita unem-se a Juliana e Larissa na briga por uma medalha de ouro para o Brasil na China.
Porém, nem tudo está perdido para as duplas que ficaram de fora. Isso porque, correndo contra o tempo para se recuperar de uma grave lesão no joelho direito, Juliana é dúvida para as Olimpíadas e, se não tiver condições de jogo, pode ceder sua vaga para outra representante nacional. Ana Paula é considerada a favorita para assumir este posto - caso seja necessário, a decisão será tomada em conjunto com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e a comissão técnica de Juliana e Larissa.
"É sensacional. Sabíamos que a partida contra a Maria Elisa e Val seria muito importante para se classificar para as Olimpíadas. Estou muito feliz por termos jogado bem hoje, principalmente depois de perder nosso último jogo da fase classificatória aqui, para a dupla suíça", comentou Renata. "É muita emoção. Muita felicidade. Acho que a ficha não caiu direito. Eu, Talita, Abel (técnico) e Filipe (auxiliar técnico) nos abraçamos e choramos. Estamos ligando pra todo mundo pra contar", afirmou.
Talita, por sua vez, acredita que a derrota para as fracas Kuhn/Schwer acabou dando força à dupla. "Foi decepcionante e tivemos que nos concentrar mais ainda na partida desta sexta. Estávamos focadas em jogar duro por cada ponto. E acho que conseguimos isso", comemorou.
"Foi melhor do que esperávamos. Nunca fizemos uma semifinal em Grand Slam (torneio com maior pontuação e premiação), e nos últimos torneios tivemos cruzamentos difíceis. Essa semifinal veio na hora mais importante", emendou Talita.
A eliminação de Ana Paula e Shelda (esta última vice-campeã das duas últimas Olimpíadas ao lado de Adriana Behar) da corrida olímpica foi sacramentada com uma derrota diante das chinesas Xue/Zhang Xi por 2 sets a 1, parciais de 21/16 e 21/15 - antes, elas haviam batido as alemãs Holtwick/Semmler por 21/19, 19/21 e 15/10.
Agora, Renata e Talita encaram Branagh/Youngs na semifinal do Grand Slam de Moscou. Trata-se da única dupla brasileira ainda em busca da medalha de ouro na capital russa, já que Maria Clara e Carol também foram eliminadas.