Schweinsteiger, que esteve no banco em alguns momentos desta Copa, foi o destaque do jogo. Ele marcou dois gols de fora da área e fez a jogada do gol contra de Petit. Sem a mesma vibração de outros confrontos, Portugal descontou no final com Nuno Gomes.
Ao contrário do que poderia se imaginar, a Alemanha mostrou nos primeiros minutos motivação de final de Copa. Portugal sofreu com a pressão e só foi reagir a partir dos 15 primeiros minutos.
Os avanços portugueses duraram pouco e Pauleta perdeu a única boa chance do primeiro tempo. A Alemanha logo recuperou sua superioridade e pressionou até o intervalo. Apesar do maior volume, a jogada de maior perigo do time da casa saiu em um chute de Kehl, que teria desviado no braço de Nuno Valente. O árbitro mandou o jogo seguir.
Após o intervalo, Luiz Felipe Scolari sacou Costinha e escalou Petit. A alteração, no entanto, não impediu que a Alemanha permanecesse melhor em campo. A recompensa veio a 11 minutos do segundo tempo, quando Schweinsteiger limpou para dentro e fez um bonito gol de fora da área.
Cinco minutos depois, mais uma vez após jogada de Schweinsteiger a Alemanha conseguiu matar o jogo. Em bola cruzada na área, Petit desviou a bola e marcou gol contra: 2 a 0.
Felipão resolver arriscar e escalou até Luís Figo, que estava no banco após ter sentido leve contusão. Aos 33 minutos, no entanto, Schweinsteiger selou a vitória alemã. Em gol muito parecido com o primeiro, o meia novamente cortou para dentro e bateu de longa distância sem chances para o goleiro Ricardo.
Portugal conseguiu reagir aos 43 minutos. Figo fez sua jogada tradicional pela direita e cruzou na área. Nuno Gomes foi oportunista para marcar de cabeça e diminuir o placar: 3 a 1.
FICHA TÉCNICA: ALEMANHA 3 X 1 PORTUGAL
Local: Gottlieb-Daimler, em Stuttgart (Alemanha).
Data: 8 de julho de 2006 (sábado)
Horário: 16 horas.
Árbitro: Toru Kamikawa (Japão)
Assistentes: Yoshikazu Hiroshima (Japão) e Dae Young Kim (Coréia do Sul)
Gols: ALEMANHA: Schweinsteiger, aos 11 e aos 33, e Petit (contra) aos 16 minutos do segundo tempo.
PORTUGAL: Nuno Gomes aos 43 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Schweinsteiger e Frings (Alemanha); Paulo Ferreira, Ricardo Costa e Costinha (Portugal)
ALEMANHA: Kahn; Lahm, Nowotny, Metzelder e Jansen; Schneider, Kehl, Frings e Schweinsteiger (Hitzsperger); Klose (Neuville) e Podolski (Hanke)
Técnico: Jürgen Klinsmann
PORTUGAL: Ricardo; Paulo Ferreira, Fernando Meira, Ricardo Costa e Nuno Valente (Nuno Gomes); Costinha (Petit), Deco, Maniche e Simão Sabrosa; Pauleta (Figo) e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.