Curitiba (PR) - Para festa do torcedor que lotou o Estádio Couto Pereira que esperou até os 54 minutos do segundo tempo para comemorar o gol, o Coritiba venceu o Ipatinga por 1 a 0, com um gol de pênalti cobrado quatro vezes por Anderson Lima. Com o resultado, o time disparou na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro com 52 pontos. O Tigre contou com uma grande noite do goleiro Fred, mas não conseguiu arrancar um ponto do adversário.
Empurrado pelo empolgado torcedor que mais uma vez compareceu ao Alto da Glória, o Coxa foi para o ataque. Logo no primeiro minuto, Túlio fez boa jogada, mas a bola desviou na zaga na hora do cruzamento, saindo para escanteio. Com maior ação no jogo, o time da casa parava na boa marcação dos mineiros. Aos sete minutos, Keirrison arriscou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo.
A resposta veio aos 10 minutos, com um bom lançamento para Adeílson, que dominou na área, mas chutou muito mal. Mais um susto aos 12 minutos, com um cruzamento de Augusto Recife na cabeça de Alessandro, que parou nas mãos de Edson Bastos. O Tigre conseguiu equilibrar o jogo, que era movimentado. Aos 21 minutos, Adeílson novamente entrou na área, mas desta vez Anderson Lima conseguiu tomar para fora. O Coxa perdeu campo, deixando o Ipatinga pressionar.
Aos 33 minutos, Gérson Magrão fez jogada individual, mas errou na hora do cruzamento. A torcida coxa-branca acordou e começou a empurrar o time. Aos 34 minutos, Keirrison recebeu em velocidade, mas a zaga chegou rasgando, cedendo escanteio. Aos 43 minutos, Gérson Magrão fez ótima jogada e lançou para Adeílson, que armou o chute de Gabriel, que perdeu o gol. No lance seguinte, Alessandro acertou a trave esquerda, assustando a torcida.
Na segunda etapa, o Coritiba voltou com Marlos e Ivo para tentar partir para cima. Aos três minutos, Anderson Lima cobrou falta e Fred fez grande defesa. Aos seis minutos, Diogo fez a jogada pela lateral e cruzou para a zaga afastar. Novamente em jogada de bola parada o time paranaense tento abrir o placar. Aos nove minutos, Anderson Lima cobrou falta, mas a bola desviou e saiu.
Em mais uma jogada coxa-branca e, aos 13 minutos, Keirrison arriscou de longe, mas a bola passou por cima da meta, com perigo. Na resposta mineira, aos 18 minutos, Beto cobrou falta, a bola desviou na barreira em saiu em escanteio. Diferentemente do primeiro tempo, o jogo ficou bastante truncado, com muita luta no meio-campo. Novamente em uma falta chegou o Coxa, aos 23 minutos, mas Henrique bateu fraco, facilitando o trabalho do goleiro.
Praticamente intransponível, o goleiro do Ipatinga salvou o time mais uma vez. Aos 33 minutos, Henrique arriscou o chute e Fred fez grande defesa, tocando pela linha de fundo. Já com todas as alterações, os times partiram para uma última tentativa de conseguir a vitória. Aos 40 minutos, Gustavo recebeu cruzamento de Diogo e tocou de cabeça para mais uma defesa de Fred.
Nos acréscimos, o jogo ganhou ainda mais dramaticidade. Aos 46 minutos, Gustavo recebeu cartão vermelho por agressão, deixando o Coxa com um jogador a menos. Mas a salvação veio um minuto depois. Aos 47 minutos, o árbitro marcou pênalti em cima de Ricardinho, explodindo o torcedor na arquibancada. Na cobrança, Anderson Lima, aos 49 minutos, bateu na trave, mas a cobrança foi anulada.
Aos 51 minutos, o líbero foi novamente e Fred defendeu. Mas o árbitro mandou voltar. A novela parecei não querer acabar no Alto da Glória e aos 52 minutos, Fred defendeu nova cobrança, mas o árbitro mandou voltar. Até que aos 54 minutos, Anderson Lima cobrou, o goleiro não se adiantou e o placar foi inaugurado.
Na próxima rodada, o Coritiba, que disparou na liderança, vai ao Ceará, onde enfrenta o Fortaleza, terça-feira, no Estádio Getúlio Vargas, buscando três pontos fora de casa na caminhada rumo à Primeira Divisão. Já o Ipatinga recebe o Avaí, no mesmo dia, no Ipatingão.