Yokohama (Japão) - Em todo o planeta, o dia 31 de dezembro é uma data de celebração e reflexão do ano que passou. Mas no Japão, a rotina vem sendo diferente nos últimos anos, graças ao Pride Shockwave, maior evento de MMA (Mixed Martial Arts, conhecido como Vale-Tudo no Brasil) do mundo.
A luta principal será entre o atual campeão invicto, o russo Emilianenko Fedor, e o neo-zelandês Mark Hunt. O combate valerá o título da categoria peso-pesado.
O torneio conta até o momento com dois brasileiros em seu card de lutas: Maurício Shogun, que desafia o japonês Kazuhiro Nakamura (discipulo do campeão olímpico Hidehiko Yoshida), e Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, que terá sua revanche contra o norte-americano Josh Barnett.
Os brasileiros que acompanham o Pride tiveram uma má notícia neste mês. Foi confirmada pela produção do canal BandSports a informação de que o Pride de fim de ano não será exibido pelo canal brasileiro.
Segundo Leonardo Lima, da produção do canal, o motivo da não-exibição do maior evento de Vale-Tudo do mundo deve-se a problemas contratuais.
"Não exibiremos mais o Pride. Tivemos alguns problemas contratuais com a organização japonesa e não será possível transmitirmos nem ao vivo nem em reprise", garantiu Leonardo.