Campo Grande (MS) - Para tentar atrair maior público ao estádio Morenão, onde Águia Negra e Cene disputam amanhã a primeira partida da final do Campeonato Estadual, a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), decidiu realizar o jogo entre as duas equipes nesta quinta-feira, dia 21, às 20h.
O time do interior tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais para ser campeão. Na final, os gols marcados fora de casa não servem para definir o título, como acontece na Copa do Brasil e na Libertadores da América, onde esse critério vale só até as semifinais, deixando para a decisão apenas o saldo de gols.
Na fase de classificação, o time de Rio Brilhante ganhou todos os jogos que fez no Ninho da Águia. Apenas na semifinal a equipe empatou em casa contra o Operário, por 1 a 1. O Cene também tem uma forte campanha dentro de Campo Grande. O Furacão Amarelo empatou dois jogos em casa e perdeu apenas um, para o Costa Rica. O Crac, aliás, foi o único time que venceu o Cene por duas vezes neste Estadual. Ainda nos jogos de ida, o Costa Rica goleou o time, na época treinado por Velloso, por 4 a 1, a maior goleada sofrida pelo Furacão na competição e que iniciou a queda do ex-goleiro do Palmeiras.
O Águia também sentiu na pele o desprazer de sofrer uma goleada por 4 a 1. Na última rodada do primeiro turno, o Corumbaense carimbou a conquista do Águia da vaga para a Copa do Brasil com um belo jogo e a expressiva vitória no Arthur Marinho. A maior goleada do Águia Negra foi por 9 a 0, sobre o rebaixado Rio Verde. Já o Cene conseguiu fazer 7 a 1 no Umjec, antepenúltimo colocado deste ano.
Em casa, o Águia marcou 31 gols em 12 jogos, média de 2,8 por jogo, marca inferior a do Cene, que fez 33 em 12 partidas, média de 3,3. A vantagem dos rio-brilhantenses fica com relação a defesa, na qual sofreram apenas 5 gols jogando em casa, bem menos que os campo-grandenses, que sofreram 14 nas 12 rodadas que jogaram em seu estádio na competição.
No confronto direto, as duas equipes estão empatadas. Na 6ª rodada, o Águia venceu em Rio Brilhante por 2 a 1. O Cene devolveu a derrota na 12ª rodada com a vitória por 3 a 2 no Morenão. Ambas as equipes ficaram apenas dois jogos sem marcar gols.
A final será apitada por Manoel Paixão da Silva. Ele será auxiliado por Paulo Cesar Pereira de Freitas e Murilo Charão de Souza. O jogo começa às 20h no estádio Morenão, em Campo Grande. O jogo de volta acontece no domingo, dia 24, às 15h, no Ninho da Águia.
Confira a campanha das duas equipes: