O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) tem desde 1976 o Dr. Eduardo Henrique De Rose como responsável pela área de controle de doping. Professor de Medicina do Esporte, já visitou, como especialista, mais de 90 países nos cinco continentes. Atualmente é presidente da Comissão Médica da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), responsável pela coordenação das operações antidoping por parte da Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional (COI) e integrante do Conselho da Agência Mundial Antidoping (WADA).
Seguindo a orientação de combate ao doping que levou à iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) de criar a WADA em 1999, a área de controle de doping vem publicando uma cartilha de orientação aos atletas e toda a Comunidade Olímpica sobre o uso de medicamentos no esporte. A cartilha chegou em 2005 a sua quinta edição
Desde o dia 1º de janeiro de 2005, está em vigor a nova lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping. A WADA publica anualmente uma versão atualizada da lista com o objetivo de coibir cada vez mais o uso de métodos ilícitos de melhora no rendimento.