O atleta que mais ganhou medalhas para o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Atenas continua brilhando. Nesta semana será a vez de Clodoaldo Silva receber o Prêmio Faz Diferença, que é realizado pela segunda vez pelo jornal O Globo. A entrega do Prêmio acontece nesta quarta-feira, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Ao lado de Clodoaldo serão reconhecidas as pessoas que mais contribuíram com seu trabalho e exemplo para mudar o Brasil em 2004.
Os jornalistas de cada uma das editorias de O Globo indicaram três personagens para 14 áreas que se destacaram nas páginas do jornal. Em cada uma destas 14 categorias, os três indicados foram submetidos a um júri integrado por cinco votos. A votação contou com jornalistas do veículo, personalidades de fora do jornal, vencedores do Prêmio Faz Diferença do ano passado e o resultante da consulta popular através do Globo On-line, quando os internautas tiveram uma semana para opinar. Além destas categorias, O Globo também premiará a "Personalidade de 2004" - que foi escolhida por sete jornalistas e um representante da Fecomércio do Rio de Janeiro.
Ano passado, a indicada para a categoria esportes foi a atleta Daiane dos Santos. Neste ano, a revelação entre tantos destaques olímpicos e paraolímpicos em 2004, para surpresa do esporte brasileiro, foi Clodoaldo. Também neste ano o "Tubarão Paraolímpico" já está fazendo a diferença. Em seu projeto de patrocínio, apresentado para várias empresas do Brasil, o atleta não busca somente o seu sustento e sim demonstra que quer fazer mais do que nadar. "Percebi que posso ajudar as pessoas contando a minha história de vida e aproximando a minha deficiência delas. Irei começar a desenvolver ações sócio-educativas e recreativas voltadas para crianças e adolescentes das escolas de Natal, cidade onde moro", afirma o nadador.
Em maio, Clodoaldo participa de suas primeiras competições internacionais, que serão realizadas na Inglaterra. o Campeonato DSE (Esporte para Deficientes da Inglaterra) de Piscina Longa, em Sheffield, e a Copa do Mundo Paraolímpica, em Manchester. Para chegar bem nestes eventos, o atleta já está treinando a todo o vapor e pretende, mais uma vez, melhorar suas marcas. Em relação ao Prêmio Faz Diferença ele afirma: "se todo o destaque que estou tendo puder ajudar a quebrar o preconceito, a incentivar mais pessoas com deficiências para a prática esportiva e a tirar pessoas com ou sem deficiência de casa, ficarei muito mais realizado", completa o atleta.
Homenageados:
Nome Categoria
Paulo Lacerda - País
General Heleno - Mundo
Celso Amorim - Economia
Fundação Banco do Brasil - Razão Social
Marcus Faver - Rio
Clodoaldo Silva - Esportes
Ione Pereira Machado - Personalidade 2004
Walter Salles - Cinema
Eva Wilma - Teatro
Adriana Calcanhoto - Música
Regina Casé - Revista da TV
Lygia Bojunga - Prosa e Verso
Isabela Capeto - Ela/Moda
Niède Guidon Revista o Globo - Ciência
Ivaldo Bertazzo Megazine - Educação