Circuito MS de Boxe tem a primeira etapa realizada na Capital

pedro nogueira/da redação - 8 de mai de 2011 às 19:17 852 Views 0 Comentários
Circuito MS de Boxe tem a primeira etapa realizada na Capital Capital foi palco de competição de boxe no fim de semana.

Campo Grande (MS) - Aconteceu no sábado a partir das 18h e no domingo a partir das 10h, a etapa de Campo Grande, a primeira etapa do Circuito de Boxe MS, realizado pela Federação de Boxe do Mato Grosso do Sul. O Circuito conta com cinco etapas.

Participam do Circuito delegações de cinco cidades, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e São Gabriel do Oeste. Porém, devido à data ( dia das mães), além do público, quem não compareceu foram as delegações de Ponta Porã e de São Gabriel. Lutaram nesta etapa 75 atletas, 67 homens e 8 mulheres. Foram realizados 25 combates, sendo 11 no sábado e 14 domingo. As categorias eram infantil, cadete, juvenil e adulto.

No domingo, o evento demonstrou que precisa amadurecer, alguns detalhes foram pontos negativos, como o atraso do horário, a primeira luta começou com bons minutos de atraso, e a falta de água para os mesários, árbitros e alimentação disponiveís para os atletas antes e após as lutas.

A última luta da etapa foi a do lutador Gerson Mamut, tricampeão brasileiro, que venceu atleta de Três Lagoas. As vitórias das etapas do circuito servem para somar pontos até definir quem se classifica para o brasileiro de boxe pelo MS. Mamut falou sobre o boxe do Mato Grosso do Sul:

"Houve uma pequena evolução do ano passado para esse, mas precisamos de mais. Além de competir mais, o ideal seria reciclar os técnicos, para todo mundo falar a mesma língua. Somos muito atrasados em termos de técnica aqui no nosso estado. É melhorarmos isso que vamos para as cabeças", comenta o atleta.

Outro destaque foi o jovem Paulo Martins, filho de Paulo Brito, professor da academia Box Pantaneira.Paulo Martins é uma das promessas do estado. O atleta seguiu os caminhos do pai.Paulo Brito lutava até ano passado e declarou que quando era novo fazia 2 lutas por ano, e que ano passado seu filho fez 9. Brito elogiou o circuito, dizendo que quanto mais torneios mais cresce o boxe.

Terceira colocado do campeonato brasileiro de boxe no ano retrasado, Aline Santana, 21, venceu sua luta e pontuou no Circuito. A atleta contou que a meta é ir para o brasileiro novamente e desta vez buscar o título. Bi- campeã estadual e metropolitana, Aline não recebeu apoio de ninguém para ir para o brasileiro:"Tive que ir por conta própria, fica difícil, a gente tem conta para pagar, tem que trabalhar e não recebe ajuda", lamenta. Ela relatou também que muitos desistem do boxe no MS por desanimarem quando sabem das dificuldades.

Técnico da delegação de Três Lagoas, Marcos Antônio Batista Praxedes trouxe sete atletas da Equipe Praxedes de Boxe para lutar a etapa do circuito na capital. A próxima etapa do circuito será em Três Lagoas, dias 18 e 19 de junho. Praxedes contou das dificuldades em sua cidade:

"A cidade está começando a aceitar o boxe, a nossa intenção é fazer a prefeitura perceber que é um esporte que socializa e inclui o atleta, e que a prefeitura precisa bancar, ajudar, apoiar o boxe".

O Circuito MS de Boxe recebeu verba de aproximadamente 39 mil reais, parcelados em quatro vezes. A federação de boxe declarou que cada parcela irá para cada etapa, sendo assim, cerca de dez mil foi gasto para realizar a etapa na capital neste fim de semana.O presidente da federação Marcelo Nunes presenteou as academias participantes com 3 pares de luva e um par de manoplas.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.