O brasileiro César Castro é um nome de peso no mundo dos saltos ornamentais. Após o 11o Mundial dos Esportes Aquáticos de Montreal, terminado no último domingo (31/07), a Federação Internacional de Natação (FINA) lançou o primeiro ranking mundial da modalidade, e ele é o segundo no trampolim de 3 metros.
A lista relaciona os melhores atletas nos últimos 12 meses e César, com 37.50 pontos, é o segundo colocado no trampolim de 3 metros, perdendo apenas para o campeão mundial, o canadense Alexandre Despatie (42.00). Juliana Veloso é o segundo melhor resultado do Brasil. Com 33 pontos, ela é a quarta do mundo na plataforma. César disse que investimento é fundamental para alcançar o topo.
\\\"Certamente eu não estaria neste ranking se não estivessem investindo em mim. Fui a várias etapas do Grand Prix, em competições fortes e fui finalista em todas. Acho que cresci muito nestes dois anos. Em Barcelona (Mundial dos Esportes Aquáticos de 2003) fui 13º, nos Jogos Olímpicos cheguei em 9º e agora em Montreal, já subi para 7º\\\", disse.
O ranking atual contabiliza os resultados obtidos da Copa do Mundo de Saltos, em julho de 2004, até o Mundial de Montreal, em julho deste ano, passando pelos Jogos Olímpicos de Atenas e etapas do Grand Prix da FINA.