Campo Grande (MS) - Atletas acostumados a grandes duelos confirmaram participação no Campeonato Centro-Oeste de Boxe Olímpico a ser realizado no Ginásio Guanandizão em Campo Grande, nos dias 8, 9 e 10 de outubro. O evento promovido pela FDBMS (Federação de Boxe de Mato Grosso do Sul) e Confederação Brasileira de Boxe contará com grandes nomes, como os vice-campeões brasileiros Edílson Pereira (81 kg), do Paraná, e Marcelo Cruz (+91 g), de Brasília; dos vice-campeões do Centro-Oeste, Severino de Oliveira (54 kg), de Mato Grosso, e Carlos Lemos (64 kg), de Brasília, além de outros que despontam no boxe olímpico do país.
Mas para alguns especialistas na modalidade, a competição será marcada por disputas acirradas e equilibradas. "Posso garantir que haverá grandes surpresas e novidades. O boxe no Brasil evolui muito, todo dia aparece um talento", diz Sebastião Borges, presidente da Federação Mato-grossense de Boxe. "Para ter uma noção básica, no Campeonato de 2006, em Cuiabá, Willian Santos (MS) venceu o melhor atleta do Centro-Oeste, o brasiliense Carlos Lemos, e foi campeão", complementou Arlindo Justiniano, técnico da Seleção de Mato Grosso do Sul, referindo-se a vitória de Willian Santos, que tinha apenas 11, diante de Carlos Lemos, que na época contava com mais de 70 combates oficiais.
Miguel de Oliveira, técnico da Seleção do Paraná, também tem a mesma opinião: "É difícil apontar um favorito em cada uma das onze categorias do boxe neste campeonato Centro-Oeste. Só posso garantir que vamos vibrar com grandes combates".
O Campeonato Centro-Oeste será realizado no Guanandizão a partir desta segunda-feira (8/10), às 19h30, com a solenidade de abertura. Nos demais dias o evento também começará às 19h30. Aproximadamente 60 atletas dos Estados do Paraná, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul, além do Tocantins, participam do torneio. A entrada será 1kg de alimento não perecível.