Quinta-feira, 08 de maio de 2025, 17:44

Caravana do Esporte chega em Caarapó nesta quinta

(com informações do campo grande news) - 11 de mai de 2005 às 10:52 393 Views 0 Comentários
Caravana do Esporte chega em Caarapó nesta quinta

A Caravana do Esporte do canal esportivo ESPN Brasil começa nesta quinta-feira em Caarapó. O projeto é uma ação social que leva atividade esportiva segura a 10 municípios brasileiros. Nesta primeira edição de 2005, os 10 municípios atendidos estão localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tendo por critério dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Na aldeia de Caarapó, onde vivem cerca de 660 famílias dos povos Kaiowá e Guarani, serão desenvolvidas atividades culturais e sociais para as crianças indígenas da região. Aulas e noções de basquete, vôlei, futebol, handebol, tênis e canoagem, adaptadas a realidade da localidade serão realizadas junto a ações paralelas, como implantação de mini bibliotecas em parceria com o Instituto Brasil Leitor, sessões de filmes e vídeos educativos, noções de cidadania e direitos da criança e do adolescente na linguagem \"Clown\" com a Trupe Mazzaropi, aulas de higiene bucal, atendimento médico com o ex-jogador de futebol e médico Sócrates e aulas de condicionamento físico no método Pilates, com Ana Moser.

A caravana começa em Alcântara, Maranhão, e encerra as atividades em Conceição do Coité, Bahia, em dezembro. Além de Caarapó, Boa Vista do Ramos (AM), Curuçá (BA), Formosa (GO), Palmeira dos Índios (AL), Santarém (PA) e Caracol (PI) serão atendidas pela iniciativa.

A Caravana do Esporte vai levar para Caarapó os atletas Afonsinho (futebol), Daniel Rodrigues (canoagem), Patrícia Medrado (tênis), Henrique Guimarães (judô) e Suzete Gobbi (basquete) para desenvolver atividades educativas, em conjunto com professores de educação física da região de Dourados. Eles chegam à cidade nesta quinta-feira e já começam a desenvolver o projeto.

Por meio dele, meninos e meninas de 12 a 18 anos das aldeias receberão bolsas de estudo e aprenderão a confeccionar artesanato, criar animais e a beneficiar alimentos para melhorar o rendimento, aliando práticas tradicionais indígenas com tecnologias agrícolas alternativas. O Instituto Vivo e a Unicef participam do Projeto, que será desenvolvido na aldeia até o dia 18 de maio. Um programa sobre a Caravana em Caarapó vai ao ar no final de maio pelo canal a cabo ESPN Brasil.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Parceiros

Enquete

O Governo de MS investe o suficiente no esporte sul-mato-grossense?