A primeira aula da oficina de capoeira adaptada está marcada para esta quarta-feira, a partir das 8h30. O evento faz parte do projeto "Arte sim, violência não", desenvolvido entre Fundação Municipal de Cultura e Associação Educacional de Atendimento ao Deficiente Mental, localizada na Rua João Pessoa 315, Bairro São Francisco. Ao todo 115 alunos, com idade entre 13 e 70 anos, estarão participando das aulas duas vezes por semana.
A oficina adaptada é ministrada pelo professor Josimar de Araújo, que já tem experiência em projetos com portadores de deficiência física. Conhecido carinhosamente como Vermelho, o capoeirista é pioneiro nesta área, com serviços prestados na Apae, Pestalozzi, Ceada, escolas Colibri e Juliano Varela. Em todas, Josimar tem obtido excelentes resultados em termos de participação e melhoria física dos alunos.
Segundo Vermelho, para o deficiente físico a capoeira melhora a coordenação motora, o desenvolvimento pedagógico, os reflexos, promove o fortalecimento muscular, e, ainda, facilita a inclusão social dos participantes.