A competição, programada para a segunda quinzena de abril, terá a participação das seleções da Argentina, Cuba, México, Uruguai, Canadá, Estados Unidos e Chile, além do Brasil. Toda a competição será transmitida ao vivo pela Rede Globo e pelo canal SporTV, para vinte e oito países.
Para confirmar a candidatura no Comitê Olímpico Brasileiro, a Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul e a Confederação Brasileira aguardam somente a posição da Prefeitura de Campo Grande e do Governo do Estado, que receberam o projeto com o caderno de encargos. "Sem o apoio da prefeitura e do Governo seria impossível sediarmos a competição", lembra o presidente da Federação de Handebol, Josimário Derbli.
Ele justifica que o caderno de encargos inclui responsabilidades para o município e também para o Estado, no que se refere à infra-estrutura. "Já discutimos as propostas com o secretário estadual da Juventude e do Esporte e Lazer (Sejel) bem como com o presidente da Fundação Municipal de Esporte. Agora dependemos do posicionamento de ambos para confirmarmos nossa candidatura", disse Derbli, que espera obter uma resposta positiva de ambos ainda hoje.