Campo Grande (MS) - O Campeonato Regional Brasileiro de Judô, Região 4, começa neste sábado, 9 , em Campo Grande, no ginásio Guanandizão. Participarão seis estados, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Rondônia.
A competição serve para pontuação no ranking e seleção dos estados que participarão do Campeonato Brasileiro, no segundo semestre.
O número máximo de atletas inscritos por estado é de 100. Todos os estados contarão com 100 atletas, exceto Tocantins, que vem com 50, sendo assim, 550 atletas participarão do campeonato.
O torneio é divido em cinco categorias: Infanto-Juvenil (Sub 13); Pré-Juvenil (Sub 15); Juvenil (Sub 17) ; Junior ( Sub 20) e Sênior ( Adulto). Todas as categorias terão competições masculinas e femininas.
No sábado, o campeonato começa com a pesagem, às 6h, em seguida a abertura oficial, que está marcada às 9h, para que os combates comecem às 9h30 e terminem às 19h. No Domingo, às 9h, a categoria Sênior compete e depois segue o dia com as premiações.
César Paschoal, Presidente da Federação de Judô do MS, além de informar o cronograma da competição, lembrou que a vaga para o Brasileiro não é do atleta, e sim do estado. César falou da importância do Regional :
" O atleta que quer chegar à Seleção tem que passar pelo Regional, depois pelo Brasileiro".
A verba destinada para o evento foi de R$ 25.000,00 , e segundo César, foi exatamente a quantia que a Federação de Judô pediu, " é o suficiente ", declara o presidente.
(Colaborou Pedro Nogueira)