Campo Grande (MS) - Apesar de dificuldades na questão de apoio financeiro, a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul confirmou que a Capital vai receber nos dias 11 e 12 de agosto o Campeonato Brasileiro Pré-Juvenil de Judô. Pelo menos 25 estados e 220 atletas deverão disputar o torneio no Ginásio do Sesi, no bairro José Abraão. Até a presente data já confirmaram presença 23 Estados, com 210 atletas, 30 técnicos e 16 árbitros do quadro nacional e internacional.
Tal como no ano passado, quando a FJMS teve de recorrer à prefeitura municipal para realizar o nacional juvenil, em 2007, pelo menos por enquanto, a situação é a mesma. "Estou procurando, mas a única que honrou com uma ajuda foi a Funesp", disse o presidente da federação, César Paschoal.
A competição contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Paulo Wanderley Teixeira, o sul-mto-grossense e coordenador técnico nacional João Rocha - que participou do Pan-americano do Rio como chefe de delegação da modalidade, e José Pereira da Silva, um dos nomes mais importantes na arbitragem brasileira.
Para Paschoal, realizar brasileiros no Estado também é uma questão de gerar oportunidades. "Trazemos torneios para Campo Grande para que os judocas que não tem condições de viajar e disputar competições tenham a chance de lutar", finalizou. A seletiva para o Brasileiro Pré-Juvenil será neste sábado, simultanêamente com a da categoria Sênior e o Metropolitano de Judô.
A competição é seletiva para a formação da Seleção Brasileira de Judô Pré-Juvenil. O atleta campeão em sua categoria representará o Brasil no Pan-Americano de Judô, em Cali, na Colômbia, de 08 a 12 de novembro, e o vice-campeão irá compor a seleção que representará o País em Viña Del Mar, no Chile, de 03 a 07 de outubro, no Sul-Americano de Judô.