São Paulo (SP) - O calendário de ciclismo no continente americano será aberto no dia 6 de janeiro, com a realização da oitava edição da Copa América de Ciclismo. O evento, que valerá pontos para o ranking da UCI (União Ciclística Internacional), reunirá 20 equipes no masculino, 15 do ranking nacional e cinco convidadas estrangeiras representando Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela, além das 30 mais bem colocadas no feminino e destaques do exterior.
A prova acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro, em um circuito montado no Aterro do Flamengo, após sete edições no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A programação começará às 8h (horário de Brasília).
Contando apenas com equipes e atletas convidados, a Copa América terá o que há de melhor no país, com representantes de cinco estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Amapá. Entre as equipes confirmadas as atrações ficam por conta da Scott/Marcondes César/Fadenp, de São José dos Campos (SP), da Memorial, de Santos (SP); da Sales Supermercados, de Barbacena (MG); da Cesc/Sundown/Nossa Caixa, de São Caetano do Sul; e do Clube DataRo, de Ponta Grossa (PR), respectivamente as cinco primeiras colocadas no ranking da temporada.
Equipes nacionais e estrangeiras deverão cumprir um percurso de cerca de 40 km em um circuito de 3 km de extensão montado no Parque do Flamengo, o mesmo utilizado para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Haverá premiação em dinheiro para os cinco primeiros, melhor equipe e por Metas Volantes. Nilceu dos Santos, atual campeão nacional e atleta da Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos é o tricampeão da prova.
No feminino, a prova será individual e reunirá as 30 primeiras do ranking mais convidadas estrangeiras, para um percurso de aproximadamente 20 km. Vale lembrar que o feminino tem importância ainda maior, pois conta pontos para o ranking que definirá as atletas que irão representar o país nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano que vem. Haverá premiação para as cinco mais bem colocadas, a primeira equipe e as melhores nas Metas Volantes. Clemilda Fernandes, do Clube Fernandes, de Goiás, é o grande nome e tentará o tetra.