Brasileiros conquistam sete medalhas no Pan-Americano de Boxe

divulgação - 3 de out de 2005 às 16:26 404 Views 0 Comentários
Brasileiros conquistam sete medalhas no Pan-Americano de Boxe

Helder Gonzaga, Alex Oliveira, Daniel Santos da Silva e Rafael Lima conquistaram quatro medalhas de prata para o Brasil no VI Campeonato Pan-americano de Boxe, competição do Calendário 2005 de Eventos Preparatórios para os XV Jogos Pan-americanos Rio 2007. Após as finais deste domingo, 2 de outubro, último dia do torneio, e com mais três bronzes garantidos anteriormente, a Seleção Brasileira ficou em terceiro lugar na classificação geral, com 14 pontos, atrás de Cuba, com 53, e República Dominicana, com 20. Favoritos desde o início do torneio e contando com três campeões olímpicos em sua equipe (Yan Bartelemi, peso mosca ligeiro, até 48kg; Guillermo Rigondeaux, peso galo, até 54kg; e Odlanier Solis, superpesado, acima de 91kg), os cubanos conquistaram o ouro em todas as decisões que disputaram neste domingo no Ginásio Pedro Raje Jahara, o Pedrão, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro - nove das 11 categorias de peso do campeonato.

O Brasil chegou a quatro finais, duas contra pugilistas de Cuba e duas contra dominicanos, que acabaram vencendo e levando as únicas medalhas de ouro que não ficaram com os cubanos. Para a comissão técnica brasileira, a participação nacional foi positiva. \\\\\\\"A maioria das nossas derrotas no campeonato foi por diferenças pequenas de pontos. O terceiro lugar geral é um ótimo resultado, levando-se em conta o alto nível de adversários como Cuba e República Dominicana. Nossa equipe é formada por muitos atletas jovens, que precisam ganhar experiência e podem evoluir\\\\\\\", avaliou o Chefe da Delegação Brasileira, o cubano Otilio Toledo.

No primeiro combate do dia, o peso mosca (51kg) baiano Helder Gonzaga, de 23 anos, irmão de Edvaldo Gonzaga, único pugilista brasileiro a vencer uma luta nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, foi derrotado pelo dominicano Juan Carlos Payano por 14 a 9. \\\\\\\"Estava desgastado. De qualquer forma, o trabalho da comissão técnica está sendo bem feito e acredito que o boxe brasileiro está no caminho certo para obter sucesso nos Jogos Pan-americanos Rio 2007\\\\\\\", afirmou ele, que na noite da véspera fizera uma das melhores lutas da competição, derrotando o cubano Roniel Iglesias. O baiano foi o único atleta do Brasil a vencer um pugilista de Cuba no campeonato.

Logo a seguir, o baiano Alex Oliveira, de 20 anos, subiu ao ringue para lutar contra o campeão olímpico (Sydney-2000 e Atenas-2004) Guillermo Rigondeaux, de Cuba, pela semifinal dos peso galo (- 54kg). Após abrir contagem três vezes no terceiro round, o árbitro decidiu encerrar o combate em favor do cubano. \\\\\\\"Fiquei muito feliz por ter feito esta luta. Estava indo bem até o terceiro round. Acho que o trabalho está sendo bem feito, estamos tendo mais apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação e contamos com uma boa comissão técnica\\\\\\\", elogiou o atleta, referindo-se aos cubanos que treinam a Equipe Brasileira e às viagens de intercâmbio que tem feito com o time. Duas vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, Rigondeaux elogiou os brasileiros. \\\\\\\"A equipe brasileira é boa e, se mantiver uma boa preparação, terá condições de buscar medalhas em 2007\\\\\\\", apostou ele.

O peso pesado (- 91kg) Rafael Lima, do Pará, apelidado de Sansão pela torcida de Teresópolis, por conta de seus cabelos longos, jogou duro contra o cubano Luiz Ortiz, mas sofreu um profundo corte no supercílio que levou o médico a interromper a luta. \\\\\\\"Acredito que perdi nos detalhes. Estava bem, mas o golpe no supercílio acabou comigo. Ainda podemos melhorar algumas coisas para os Jogos Pan-americanos de 2007 para conseguir ganhar medalhas\\\\\\\", comentou. O último brasileiro a lutar foi o peso pena (- 57kg) Daniel Santos da Silva. Acabou superado pelo dominicano Argenis Mendez, eleito o melhor atleta da competição, por 18 a 11.

A realização do campeonato em Teresópolis faz parte da proposta do Comitê Organizador RIO 2007 (CO-RIO) de dar caráter nacional aos Jogos Pan-americanos, levando eventos preparatórios a outras cidades brasileiras. A competição reuniu 10 países - entre eles Brasil, com sua equipe principal, e Cuba, com três campeões olímpicos. Os outros países confirmados são: Argentina, Barbados, Chile, Equador, México, Porto Rico, República Dominicana e Trinidad & Tobago. Em todos os dias do evento, o ingresso foi 1kg de alimento não perecível. Os suprimentos arrecadados serão destinados a projetos sociais em Teresópolis.

O VI Campeonato Pan-americano de Boxe é organizado pelo Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Boxe (CBBOXE) e com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Teresópolis.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.