O Brasil conquistou uma grande vitória nesta quarta-feira na despedida da segunda fase do Campeonato Mundial Júnior Feminino, que estás sendo realizado na República Tcheca. As brasileiras jogaram bem e venceram a Espanha por 34 a 31 (15 a 12 no primeiro tempo). Mesmo com o resultado, as brasileiras terminaram a segunda fase na quinta colocação do grupo e agora disputa a nona colocação contra o Japão. No último Mundial, em 2003 na Macedônia, o Brasil havia terminado na 15ª colocação.
As brasileiras voltaram a apresentar o mesmo handebol que ontem quase garantiu a vitória sobre a Croácia. Com agilidade na defesa e contra-ataques rápidos, o Brasil tomou conta do jogo desde o início. Aos 10 minutos, com um gol de Bruna Oliveira, o Brasil assumiu a liderança no placar pela primeira vez (5 a 4). O técnico brasileiro Robson Andrade abusou ao adiantar a linha de defesa, pratica costumeira da Espanha, o que dificultou muito o ataque adversário. Assim, o Brasil não foi mais ultrapassado pelas européias e chegou até a abrir cinco gols de vantagem, mas administrou no final vencendo por 34 a 31.
As estatísticas do jogo apontam um aproveitamento de 67% dos arremessos brasileiros, além de 11 gols em 18 tentativas da linha de nove metros. Já individualmente, o grande destaque do Brasil foi a armadora Mayara, que anotou nove gols contra a Espanha e chegou a um total de 44 na competição, ocupando até o momento a oitava colocação na artilharia geral.
Após o jogo, o técnico Robson Andrade era só elogios para as suas comandadas. "Ganhamos o jogo hoje porque tivemos uma defesa mais forte e o ataque foi muito bem. A defesa da Espanha estava aberta em duas linhas, o que não é normal para equipes européias, e isso facilitou um pouco a nossa marcação. Além disso, as espanholas pareciam cansadas enquanto que as nossas jogadoras estavam completamente felizes em quadra", comentou.