Aigle (Suíça) - A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou que o Brasil terá uma vaga a menos na prova do ciclismo de estrada nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Apenas dois atletas do país poderão participar da disputa, um a menos em relação aos Jogos de Atenas em 2004. Um dos dois representantes também poderá participar do contra-relógio individual na capital chinesa.
Segundo a entidade máxima do ciclismo mundial, o critério adotado para definir as vagas de cada país levou em consideração a temporada do Pro Tour e os rankings continentais. No feminino, as vagas que cada nação terá nas provas de estrada serão definidas no dia 31 de maio do próximo ano.
A disputa de estrada acontece no dia 10 de agosto de 2008 e contará com 145 ciclistas de 45 países. Já o contra-relógio individual está previsto para acontecer três dias depois, provavelmente com atletas de 33 nações.
O sul-mato-grossense Magno Prado Nazaret, atual campeão da tradicional Volta de São Paulo, ainda é dúvida para tentar uma das vagas devido à recente acusação de doping, que o tirou dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.
Segundo o ex-treinador do ciclista na seleção brasileira, Márcio Ribeiro, ainda existe uma chance. "Ele pode levar uma advertência de um mês, de seis meses ou uma suspensão de dois anos", disse. "Só depois que a UCI relatar o fato é que o ciclista pode solicitar uma contra-análise", completou.