Zurique (Suiça) - O Brasil retomou o primeiro lugar no ranking da Fifa divulgado nesta quarta-feira, depois de conquistar o título da Copa América. O país saltou da terceira posição, trocando de lugar com a Itália campeã do mundo.
A Argentina, vice-campeã da Copa América após a derrota para o Brasil no último domingo, subiu da quarta para a segunda posição, trocando de lugar com a França.
A partir de agora, a Fifa está desvalorizando em 50% os pontos conquistados pelos países na Copa do Mundo do ano passado, com o ranking para os europeus determinado pelas partidas eliminatórias para a Eurocopa de 2008.
Alemanha, Holanda, Croácia, Portugal, Espanha e México completam as dez primeiras seleções do ranking. A seleção mexicana saiu da 26ª posição para a décima depois de terminar em segundo lugar na Copa Ouro e no terceiro da Copa América ao vencer o Uruguai.
Os Estados Unidos, que venceram a Copa Ouro, subiram duas posições para o 14º lugar. Esse número poderia ser ainda mais alto, mas os norte-americanos perderam três lugares na Copa América.
A Inglaterra caiu de oitava para 12ª, enquanto a desvalorização da Copa do Mundo causou a queda significante da Costa do Marfim, Gana e Suíça, que são a 31ª, 37ª e 45ª seleções, respectivamente.
O próximo ranking deverá ser influenciado pela Copa da Ásia, que termina no próximo dia 19. A lista será publicada apenas no dia 22 de agosto.