Pedro Juan Caballero (Paraguai) - Em noite de apagões no Estádio Río Parapití, a seleção brasileira também esteve apagada e apenas empatou com uma equipe mista do Paraguai por 1 a 1 no Campeonato Sul-americano Sub-20, nesta segunda-feira. Mesmo com pouco futebol, o resultado deixou a equipe comandada por Nélson Rodrigues na liderança do Grupo A, com 10 pontos.
Em campo, o elenco nacional se mostrou apático durante toda a partida e acabou sofrendo um gol de Cáceres, aos 18 do segundo tempo, em falha da defesa. Aos 30 do segundo, os holofotes do estádio se apagaram e o time verde-amarelo acendeu. Tchô, nos minutos finais, conseguiu empatar.
A seleção paraguaia, anfitriã do torneio ficou com o segundo lugar, com oito pontos conquistados. Os brasileiros garantiram a primeira colocação e continuam invictos, mas perderam os 100% de aproveitamento que mantinham até então e agora enfrentam o terceiro colocado do Grupo B na primeira partida da segunda fase, na próxima sexta-feira.
O jogo - O time verde-amarelo tinha dificuldades para chegar ao gol adversário. Depois de tentar muito, só conseguiu chegar com perigo aos 25 minutos com um chute de Willian, que recebeu na entrada da área e, marcado, bateu firme. A bola passou rasteira, rente à trave direita de Fernández.
Pelo lado dos anfitriões, a principal maneira de tentar o gol era com cobranças de falta de Enciso. Aos 35, ele cobrou bola parada próxima da área, que saiu, mas assustou o goleiro Cássio. Alguns minutos depois, Cáceres fez cobrança, que desviou no meio do caminho e quase enganou o goleiro brasileiro, que salvou em cima da linha.
Com o apoio da torcida, os donos da casa começaram o segundo tempo mais incisivos e levavam mais perigo, aproveitando espaços dados pela defesa brasileira. Ainda assim as melhores oportunidades vinham em cruzamentos e bolas paradas. Pelo elenco brasileiro, Cássio aparecia bem.
Aos 18 minutos, o placar saiu do 0 a 0. Cáceres recebeu cruzamento de Benítez e apareceu completamente isolado, entre Thiago Heleno e Carlinhos e com tranqüilidade, apenas deu um toque, no canto esquerdo do arqueiro do Brasil, abrindo o placar em Pedro Juan Caballero.
Aos 30 da etapa final, as luzes do Estádio Río Parapití se apagaram pela terceira vez na noite. Elas já haviam atrasado a partida entre Peru e Bolívia que aconteceu antes do jogo entre Brasil e Paraguai.
A luz só voltou 19 minutos depois, e a seleção brasileira começou a buscar o empate, diante de uma equipe acuada, mas bem postada na defesa. Nélson Rodrigues tentou furar o bloqueio adversário com a entrada de Edgar e Tchô, que deram uma nova dinâmica à partida.
Aos 43 minutos da etapa final, em triangulação dos três jogadores que entraram no segundo tempo veio o lampejo que salvou a liderança verde-amarela. Danilinho e Edgar trocaram passes para servir Tchô, que bateu firme empatando o jogo. Nos instantes finais Cássio ainda teve tempo de salvar o Brasil duas vezes de uma derrota.