As seleções brasileiras masculina e feminina conquistaram neste domingo o título da Copa Pan-Americana de judô, que foi realizada no Rio de Janeiro. A competição era uma disputa entre países e cada vitória de um lutador contava um ponto para sua equipe.
Enquanto os homens venceram na final a equipe da Venezuela por sete a zero, com seis ippons e uma luta vencida por WO (o lutador venezuelano se contundiu na semifinal, contra a Argentina), as mulheres superaram a equipe da Argentina por seis vitórias e um empate.
Dos 35 confrontos de toda a Copa Pan-Americana, a Seleção masculina venceu 31, empatou um e teve três derrotas. A Seleção Feminina obteve 30 vitórias, dois empates e três derrotas, nas 35 lutas disputadas.
A Argentina conquistou a terceira colocação na disputa masculina ao derrotar os Estados Unidos por quatro vitórias, um empate e duas derrotas. No feminino, o terceiro lugar do Equador foi conseguido no desempate sobre a República Dominicana.
Após as três vitórias para cada uma das equipes, Natali Soria definiu o confronto com um yuko, fazendo quatro a três em confrontos.
O evento faz parte dos preparativos visando os Jogos Pan-americanos de 2007, que acontecerão no Rio, em 2007.