Brasil assume a 6ª posição do Ranking Mundial feito pela IHF

divulgação - 7 de fev de 2006 às 15:18 431 Views 0 Comentários
Brasil assume a 6ª posição do Ranking Mundial feito pela IHF A armadora Eduarda Amorim tenta remate: Brasil é o 6º colocado no Ranking Mundial

A histórica sétima colocação obtida no último Campeonato Mundial Adulto de Handebol Feminino, disputado em dezembro, na Rússia, continua rendendo frutos para a Seleção Brasileira. De acordo com o ranking divulgado pela IHF (Federação Internacional de Handebol) o Brasil subiu da nona para a sexta colocação na temporada 2005, posição jamais alcançada pelo handebol brasileiro em toda sua história.

A liderança do ranking é da Hungria, terceira colocada no último mundial, com 83 pontos. A Rússia, atual campeã, é a segunda com 82, seguido pela Croácia (3ª) com 80, Coréia (4º) com 61, Dinamarca (5º) com 59 e Brasil (6º) com 53 pontos. Dos primeiros colocados, apenas a Coréia e o Brasil não são paises europeus que durante muito tempo têm a hegemonia na modalidade.

A evolução do handebol brasileiro se deve, entre outros motivos, a contratação de profissionais gabaritados como o técnico espanhol Juan Oliver Coronado que assumiu o comando da Seleção Feminina em maio de 2005 trazendo uma nova filosofia e adaptando o jogo brasileiro aos padrões europeus. O resultado aconteceu rapidamente e durante a campanha no mundial, a Seleção Brasileira surpreendeu ganhando de potências como França (8ª colocada no ranking) e a própria Coréia na partida que decidiu a sétima colocação a favor das brasileiras que também é a melhor colocação de todos os tempos em campeonatos mundiais.

Porém, não foi apenas na Seleção Adulta que o Brasil foi destaque em 2005. Em agosto, a Seleção Feminina Júnior obteve a também histórica nona colocação no Campeonato Mundial, disputado na República Tcheca. A campanha chamou a atenção do mundo todo, tanto que e a brasileira Eduarda Amorim foi eleita a melhor armadora esquerda da competição integrando a seleção do mundo na categoria.

Outro fato que contribuiu muito para que o Brasil subisse no ranking da IHF foi o expressivo título do Campeonato Mundial de Handebol de Praia, conquistado em julho, em Duisburg, na Alemanha. Nesta competição, as brasileiras foram praticamente perfeitas e garantiram seis vitórias em seis jogos, ganhando 12 sets e perdendo apenas dois. Na decisão, o Brasil passou pela Hungria por 2 sets a 0 e comemorou pela primeira vez um título mundial no handebol.

O Ranking leva em conta os últimos resultados das competições organizadas pela IHF em todas as categorias: torneios olímpicos de handebol, campeonato mundial masculino, feminino, júnior masculino e feminino e juvenil, além do handebol de praia.

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.