Cinco atletas da Seleção Brasileira de boxe passaram pela bateria de exames do Sport Check-up, no Hospital do Coração, em São Paulo (SP), na manhã desta segunda-feira. Esta foi a primeira equipe a fazer este tipo de teste para o novo ciclo olímpico. O objetivo é construir um protocolo médico mais completo para que cada atleta possa ser acompanhado individualmente pelo treinador. Amanhã, o HCor irá receber mais quatro integrantes, que também irão passar pela avaliação.
Segundo o médico da equipe Bernardino Santi, uma avaliação médica completa é extremamente importante para a preparação do grupo. "Nós sabemos que a cada dia o esporte exige mais dos atletas e não só por isso, mas com todos estes últimos acontecimentos envolvendo esportistas é fundamental estabelecer um protocolo médico mais rigoroso. É preciso se cercar de todos os cuidados para que se possa fazer uma preparação adequada. Os exames do Sport Check-up abrangem todas as possíveis patologias que impedem um atleta de treinar e por isso nos dá condições de fazer um treinamento adequado", explicou.
A preocupação em iniciar os trabalhos já com uma avaliação médica faz a diferença para o médico. "Nós somos os primeiros a fazer a avaliação depois das Olimpíadas de Atenas, porque não queríamos começar os treinamentos sem ela". Santi disse também que a possibilidade de se fazer os exames em um só lugar facilita muito a avaliação. "Antes nós fazíamos os exames em diferentes clínicas e laboratórios, passar por todos eles em um só local nos dá mais segurança. Antigamente, quando comecei, a gente fazia o que era possível e tínhamos muitos problemas em controlar o peso dos boxeadores, que uma das partes mais importantes. Hoje, nós acompanhamos a evolução da medicina esportiva", contou o médico que há dez anos acompanha a Confederação Brasileira de Boxe.