Marcos Tavarez é um dos organizadores dos 31º Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino. Ele trabalha na secretaria responsável pela realização destes jogos na capital, a Semed (Secretaria Municipal de Educação), da prefeitura de Campo Grande.
Mais de quatro mil alunos participam das disputas que começaram no dia 08 de setembro e se estenderão até o mês de outubro.
Ele nos fala que houve um crescimento em relação à participação dos alunos nestas competições e afirma que a oportunidade da prática de esportes oferecida pela prefeitura às crianças da rede pública de ensino está adequada.
Marcos, que é também presidente da Federação Sul-mato-grossense de Tênis de Mesa, acredita que a participação dos alunos nos jogos vale mais dos que os resultados obtidos.
Esporte Ágil - Como funcionam os Jogos Escolares da Reme?
Marcos - Esta é a 31ª edição dos Jogos Escolares da Reme. Estamos reunindo vários atletas das escolas públicas municipais, nas modalidades de atletismo, dama, xadrez, tênis de mesa, voleibol, basquete, handebol, futsal, judô e ginástica olímpica. As modalidades de dama, atletismo e tênis de mesa foram adaptadas aos portadores de necessidades especiais, para que também possam competir. São 45 dias de jogos e 10 escolas estão sendo sede das disputas.
Esporte Ágil - Qual é o órgão responsável pela realização destes jogos?
Marcos - A Semed, Secretaria Municipal de Educação, da prefeitura de Campo Grande. Todo ano é a Semed quem organiza e já são 31 anos de realização.
Esporte Ágil - Qual é a responsabilidade da Semed?
Marcos - É uma secretaria responsável pela educação do município. A Semed cuida de toda área educacional e nós somos da divisão de educação física e do desporto dessa secretaria, que é a divisão responsável pela organização dos jogos.
Esporte Ágil - Qual é o maior objetivo destes jogos?
Marcos - Incentivar os alunos a praticar a atividade física. Através das aulas de Educação Física, aqueles alunos que mais se destacam são selecionados para participar destes jogos. O mais importante para nós não é o fato de ganhar ou perder, e sim, a participação dos alunos e que eles vivenciem essa experiência de competição e levem isso para suas vidas.
Esporte Ágil - A Semed realiza outros eventos esportivos durante o ano?
Marcos - Estes jogos são para atletas de até 14 anos, nós realizamos também outros jogos escolares para rede pública, que são para alunos de até 12 anos.
Esporte Ágil - Você acha que o investimento da prefeitura para incentivar a pratica de esportes a rede municipal de ensino é adequado?
Marcos - É fantástico. Só para se ter uma noção, os jogos municipais, entre todas as escolas, tiveram 85 participantes na dama e 110 no xadrez. Hoje, nós tivemos 320 na dama e 290 no xadrez, são números significativos.