Edson Luciano Ribeiro nasceu em Bandeirantes (PR) em 8 de dezembro de 1972. É o mais antigo titular da equipe brasileira re revezamento que deu grandes resultados ao País no 4x100 m. Desde o Campeonato Mundial de Gotemburgo, em 1995, ele sempre esteve no quarteto titular, que conquistou as medalhas olímpicas de bronze em Atlanta 1996 e de prata em Sydney 2000.
A equipe, ainda, esteve nas finais da prova nos Mundiais de Gotemburgo, Atenas 1997, Sevilha 199, Edmonton 2001 e foi medalha de prata em Paris 2003. Bicampeã pan-americana em Winnipeg 1999 e Santo Domingo 2003, o time ainda chegou à final olímpica em Atenas 2004.
Um gigante de 1,90 m, Edson conseguiu grandes desempenhos quando corria "lançado", isto é, quando recebe o bastão já em movimento. Individualmente, seu melhor resultado nos 100 m é 10.14, conseguido no Campeonato Ibero-Americano de Lisboa, em 1998. Integra o Programa CAIXA Heróis do Atletismo desde que encerrou sua carreira.
O Esporte Ágil entrevistou o atleta durante sua passagem por Campo Grande, onde veio palestrar sobre o atletismo em escolas públicas e no Sesc, e também prestigiar a primeira etapa do Circuito Caixa de Maratoninha, realizada no dia dois de março.
Esporte Ágil - Qual foi sua maior emoção como atleta?
Edson Luciano Ribeiro - Certamente foram as medalhas nas Olimpíadas, pois acredito que este seja o auge para o atleta. Todos estavam torcendo muito por nós, tanto no Brasil como aquela arquibancada lotada (150 mil pessoas) o que tornou nosso feito ainda mais emocionante.
Esporte Ágil - A Prefeitura de Campo Grande anunciou a construção de uma pista na Vila Nasser. Como você vê a importância de uma obra como esta para a cidade?
Edson Luciano Ribeiro - É importante, sendo emborrachada ou não, mas seria importante a cidade ter mais um centro de treinamento onde possa ser trabalhado uma escolinha de atletismo e que também possa receber os atletas de alto rendimento do Estado.
Esporte Ágil - Você teve algum atleta em quem se espelhar no início de sua carreira?
Edson Luciano Ribeiro - Quando comecei, em termos de rendimento, o Robson Caetano era o melhor do País com sobras. No cenário mundial, o Carl Lewis era o mais rápido.
Esporte Ágil - Como você vê a importância do esporte na formação do jovem?
Edson Luciano Ribeiro - O esporte é muito importante, pois afasta o jovem dos perigos da criminalidade. A educação e o esporte deviam caminhar juntos para garantir que nossos jovens atletas não se percam em maus caminhos e que aqueles que decidirem seguir a carreira desportiva, possam continuar praticando também na universidade. O País tem que fortalecer o esporte não apenas no ensino fundamental e médio, mas também nosso esporte universitário, dando oportunidade para que os atletas de ponta continuem suas carreiras esportivas, mas que também possam continuar seus estudos. Uma coisa é certa, se a criança pratica o esporte durante sua formação, mesmo que não se torne atleta profisisonal, irá se tornar um grande cidadão.