Messi, que entrou em campo no lugar do sueco Larsson quando o Mallorca jogava com dez por causa da expulsão do zagueiro argentino, definiu a partida com dois belos gols.
O time catalão abriu o placar com o francês Giuly, aos 39min. Ele recebeu belo passe do meia brasileiro naturalizado português Deco e ficou sozinho com o goleiro Moyá, tocando para o fundo das redes.
Na etapa final, brilhou a estrela do argentino: aos 30min, ele fez grande jogada individual e chutou cruzado para fazer o seu primeiro na partida.
Aos 38min, o brasileiro Ronaldinho passou e Messi marcou seu segundo na partida, fechando o placar.
Com o resultado, o Barça atinge a impressionante marca de 14 vitórias consecutivas no Campeonato Espanhol da temporada. Agora a equipe está a apenas uma vitória de igualar o recorde de sucessos consecutivas na competição - marca que o Real Madrid ostenta desde a temporada de 1960-61, quando obteve 15 triunfos.
A equipe catalã está invicta na competição desde o dia 22 de outubro, quando derrotou o Osasuna. O Barça alcançará a marca se bater o Atlético de Madri, na próxima semana, no Camp Nou.
Com a vitória, o Barcelona disparou ainda mais na liderança da competição com 52 pontos, 12 a mais que o vice-líder Valencia.
Já o atacante Luís Fabiano, ex-São Paulo, marcou o primeiro gol da vitória do Sevilla sobre o Villarreal por 2 a 0.
O brasileiro abriu o placar para os donos da casa aos 29min do primeiro tempo, com belo toque por cima na saída do goleiro. Kanoute ampliou a vantagem do Sevilla, 12 min da segunda etapa.
Com a vitória, a equipe de Luís Fabiano chega aos 35 pontos e encosta no Real Madrid na quinta colocação.
Outro brasileiro que marcou na rodada foi o atacante que jogou no Corinthians Ewerthon, que marcou o segundo gol do Zaragoza no empate de sua equipe por 2 a 2 com o Valencia, de Fábio Aurélio.
Garcia fez o outro do Zaragoza e Kluivert e Aimar, já no fim do jogo, empataram a partida.
Os gols brasileiros na Espanha não pararam por aí. Edu, ex-São Paulo, marcou um dos gols da vitória de sua equipe, o Betis, fora de casa contra o Osasuna. Fernandez marcou o outro gol da vitória por 2 a 0.
Nas outras partidas já finalizadas neste domingo, o Alavés derrotou o Real Sociedad por 3 a 1, mesmo resultado da vitória do Espanyol sobre o Malaga.