A competição, que distribui US$ 394 mil em prêmios, é disputada em quadra de piso rápido e serve como preparação para o Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano.
Ex-número um do mundo, Hewitt sofreu para vencer o checo Jan Hernych, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/4. O primeiro cabeça-de-chave jogará na próxima rodada contra o alemão Philipp Kohlschreiber.
Retornando de lesão, Philippoussis derrotou o norte-americano Vincent Spadea por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 3/6 e 6/4, pela. Na segunda rodada, o australiano irá encarar o eslovaco Dominik Hrbaty, segundo favorito, que passou pelo local Rameez Junaid por 6/3 e 7/5.
"Estou muito feliz, uma vitória é sempre uma vitória, não importa como pareça. O primeiro jogo sempre será complicado, é bom estar de volta às quadras e tirar a poeira dos tornozelos", disse Philippoussis.
A única surpresa dessa primeira rodada foi a derrota do argentino Juan Ignacio Chela, oitavo cabeça-de-chave, para o croata Ivo Karlovic por 6/3, 3/6 e 6/1. O próximo adversário do croata será o dinamarquês Kenneth Carlsen, que superou o francês Gregory Carraz por 5/7, 7/5 e 6/3.
Confira os resultados da primeira rodada: