Campo Grande (MS) - Uma delegação sul-mato-grossense composta por 70 integrantes está participando no período de 22 a 30 de julho, em Brasília (DF), das Olimpíadas Universitárias 2006 (antigo JUBS).
A competição reúne mais de 2 mil alunos de 215 entidades de ensino superior na disputa de oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, vôlei e xadrez. Destas, Mato Grosso do Sul só não participará do atletismo e do handebol.
Os atletas, selecionados nos Jogos Universitários de Campo Grande no mês de junho, vão representar a UFMS, a UCDB, o IESF, a UNIGRAN e a AEMS na competição.
"A participação dos universitários é de suma importância, pois além de incentivar a prática de esportes nas universidades, estamos mantendo em ritmo de competição os nossos melhores atletas", diz o presidente da Funesp, o professor João Rocha.
Histórico - A partir de 2005, as Olimpíadas Universitárias inauguraram uma nova era para o esporte universitário brasileiro. Fruto de uma parceria de oito anos (dois ciclos olímpicos) entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento passou a substituir os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Até a 52ª e última edição dos JUBs, em São Paulo, em 2004, a competição era realizada pela CBDU e pelo Ministério do Esporte, com apoio dos Governos e das Federações Universitárias dos estados que recebiam as disputas.
As Olimpíadas Universitárias, reunindo atletas entre 18 e 28 anos, são um evento anual, com etapas estaduais e nacionais. A organização nacional do evento é de responsabilidade do COB e da CBDU. As etapas estaduais são organizadas pelas Federações Universitárias de cada estado, com apoio do COB e da CBDU.
Nas seletivas estaduais, são definidas quais universidades representarão seu estado em cada uma das modalidades a serem disputadas na etapa nacional. Para a realização da etapa nacional, o Comitê Olímpico Brasileiro utiliza os recursos da Lei Agnelo/Piva, com base no percentual destinado ao desporto universitário.
Junto com as Olimpíadas Escolares, as Olimpíadas Universitárias integram um projeto sem precendentes na história do esporte estudantil brasileiro. Segundo o regulamento, somente podem participar da competição os alunos regularmente matriculados e efetivamente cursando Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação. Vale lembrar que um mesmo aluno só poderá participar de até seis edições do evento.