Rio de Janeiro (RJ) - A sul-matogrossense Talita é a Rainha da Praia de 2008. O título foi conquistadp neste domingo, no Rio de Janeiro, com a vitória por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/17, sobre Carol Solberg. A conquista inédita do torneio garantiu à campeã o direito de representar o Brasil - juntamente com a parceira titular Renata, contra as americanas Misty May Treanor/Nicole Branagh - o Desafio das Rainhas, no próximo domingo, na mesma arena da Praia de Ipanema.
Na final, curiosamente, as coadjuvantes tiveram papel preponderante no resultado da partida. Enquanto a experiente Sandra Pires nem de longe exibia sua reconhecida qualidade ao lado de Carol, a pernambucana Maria Elisa se transformou em fator de desequilíbrio junto com Talita. Com uma defesa precisa e saques devastadores que causaram estragos na dupla adversária, Maria Elisa foi o destaque da decisão. "Cinqüenta por cento da conquista vão para ela", agradeceu Talita, que nem precisou jogar tudo o que sabe para subir ao pódio.
Carol não buscou justificativas para o desempenho abaixo da média e apenas lamentou. "Não era meu dia. Simplesmente, não joguei bem, a Sandra também não, e a outra dupla mereceu a vitória", completou.
Talita comemorou o início de temporada em que a meta principal é alcançar uma das duas vagas brasileiras para os Jogos Olímpicos de Pequim. "Foi legal começar com o pé direito, procurando me divertir, mas espero seja assim o ano todo. Acho que acertamos na escolha da companheira. No sábado, me reuni com a comissão técnica e achamos que a Maria Elisa seria o nome. Nunca havia jogado com ela, mas nos entrosamos bem", comentou.