São Paulo (SP) - Parte da fama de goleador conquistada por Keirrison no início da carreira se deve aos 10 gols marcados em apenas cinco jogos contra o Santos. Por conta dos números expressivos, o atacante foi contratado pelo Barcelona, no ano passado. Sem jamais ter sido utilizado pelo clube espanhol, e com discreta passagem por Benfica-POR e Fiorentina-ITA, o jogador retorna ao país justamente para defender justamente sua principal vítima.
O Santos adquiriu o empréstimo de K-9 por um ano. A contratação foi um pedido de Dorival júnior, que trabalhou com o jogador no Coritiba, em 2008. Na ocasião, o atacante entrou em campo duas vezes contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro turno, na Vila Belmiro, marcou os três gols da vitória por 3 a 1. No returno, fez quatro, na goleada por 5 x 1, no Couto Pereira.
No início de 2009, Keirrison foi contratado pelo Palmeiras, e logo na primeira partida contra o Santos, válida pela primeira fase do Campeonato Paulista, marcou dois gols da goleada por 4 a 1, no Palestra Itália.
A passagem pelo alviverde foi marcada por um início fulminante, e uma queda radical de produção nos últimos meses. Em abril, o jogador enfrentou outras duas vezes o Santos, pela semifinal do estadual, e não repetiu as boas atuações. No primeiro jogo, na derrota por 2 a 1, ele, ao menos, marcou o gol de sua equipe na Vila Belmiro. Na segunda partida, em casa, passou em branco, e viu o Palmeiras novamente perder por 2 a 1.
Em julho do ano passado, Keirrison se transferiu para o Barcelona por 14 milhões de euros. O clube espanhol decidiu emprestá-lo para outras equipes do continente para que o jogador adquirisse maior experiência.
Porém, as passagens por Benfica e Fiorentina foram frustrantes. No clube português, o atacante sofreu com as poucas oportunidades dadas pelo treinador Jorge Jesus, que não avalizou sua contratação. Foram apenas sete jogos, e dois gols marcados (média de 0,28 por jogo). Já na Itália, foram 11 exibições, e novamente dois gols marcados (média de 0,18 por partida).
Os números contrastam com a incrível eficiência apresentada no Brasil. Pelo Coritiba, Keirrison fez 122 jogos, e marcou 65 gols (média de 0,54 por partida). Enquanto no Palmeiras foram 35 partidas, e 24 gols (média de 0,69 por jogo).