Na noite de ontem (19), o ginásio do Poliesportivo Dom Bosco sediou o jogo de volta da final da Divisão Especial do Campeonato Estadual de Futsal Adulto Masculino. O placar final foi de 5 x 4 para o time da UCDB, porém o Amigos do Futsal sagrou-se campeão por 2 gols de diferença no placar agregado, devido a vitória conquistada no jogo de ida, por 5 x 2, na cidade de Miranda.
O primeiro tempo da partida foi muito equilibrado, com a equipe campo-grandense rodando a bola em quadra sem conseguir penetrar a defesa do AMF. Ao final dos 20 minutos iniciais, o placar acabou empatado em 1 x 1, com a vantagem de 3 gols para o time mirandense no resultado agregado.
No segundo tempo, a UCDB foi para o tudo ou nada. Precisando tirar uma diferença de três gols, o técnico Paulo Sérgio sacou seu goleiro titular para colocar um goleiro-linha, que deixou a meta da UCDB vazia para aumentar a presença no ataque.
Paulo Sérgio disse que a estratégia não estava programada, sendo definida durante o intervalo da partida, devido ao baixo número de finalizações do time na primeira etapa. “Não adiantava continuar com aquela postura precisando do resultado. Então eu precisava apostar”.
A estratégia quase funcionou. A UCDB conseguiu fazer 4 gols no segundo tempo, porém levou 3, sendo 2 deles com erros bobos de passes errados. “Se não tivéssemos tomado aqueles dois gols, teríamos ido para a disputa de pênaltis”, lamenta o treinador.
É a primeira vez que o time de Miranda-MS conquista o Estadual (Foto: Hélio Lima)
Para o goleiro do AMF, Marcos Henrique, o título é uma recompensa ao trabalho realizado. Desde 2017 no time, Marcos disse que a derrota na final da Copa Morena do ano passado foi muito dolorosa. “Eu disse para os meninos que Deus tira e Deus dá. Nos tirou no ano passado, mas está dando o título para nós hoje”.
Com a conquista, o Amigos do Futsal garante vaga em três competições do ano que vem: Taça Brasil de Clubes, Liga Centro-Oeste e Campeonato Brasileiro.
CONFUSÃO NO INTERVALO
Nem só de festa foi marcada a noite de ontem. No intervalo da partida, alguns jogadores do Amigos do Futsal entraram em conflito com a torcida adversária. Cuspes e xingamentos foram disparados para todos os lados. Até aí tudo bem, pois o problema mesmo foi quando a torcida da equipe mirandense saiu em massa do seu lado da arquibancada em busca de confronto com a torcida da UCDB.
Com tremendo risco de cenas lamentáveis, a partida foi suspensa pela Federação de Futebol de Salão de Mato Grosso do Sul até que o policiamento chegasse ao local.
A partida inteira foi transmitida pelo Esporte Ágil no facebook. O momento exato da confusão pode ser visualizado a partir dos 49 minutos de transmissão.
Elenco completo do Amigos do Futsal (AMF/Miranda) (Foto: Hélio Lima)