Santiago (Chile) - O fisiculturista Amado Moura se apresenta hoje no Teatro Teletón em Santiago (CHI), em busca do título do 36º Campeonato Sul Americano de Culturismo. Amado chegou ontem à Capital chilena e se hospedou junto com a delegação brasileira no Suítes Apart Hotel Imperio. São 29 atletas do Brasil confirmados na competição e o três-lagoense é o único do Mato Grosso do Sul.
Participam do campeonato fisiculturistas de 11 países: Paraguai, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru, Equador e Aruba, além dos chilenos, donos da casa, e do Brasil. O atleta resolveu mudar de categoria e afirma que foi a melhor decisão que poderia tomar.
"Agora me apresento na Culturismo Clássico. É quase a mesma coisa, mas depende da altura do atleta. É preciso somar mais oito quilos a altura. Por exemplo, eu tenho 1,81m de altura. Vou para a categoria acima de 1,80m. Se somar oito, significa que posso chegar no máximo a 89kg. Fica mais compatível e evita injustiça. Vou nessa porque tenho mais chances de chegar ao Mundial", destacou Amado. Somente os três primeiros colocados garantem a vaga.
O culturista revelou um "macete" para chegar bem no dia da apresentação. "Estou com 90kg hoje. Mas o desgaste da viagem e a alimentação mal feita, faz a gente emagrecer até 2kg. Por isso chego lá no ponto", salientou o atleta pouco antes de embarcar para o campeonato. Amado intensificou os treinamentos nas últimas semanas e mostra confiança. "Estou muito animado. Nunca treinei tanto para uma competição", disse. Ele explicou ainda que a apresentação de um minuto para o público nem conta muito na hora da decisão.
"O que vale mesmo é a comparação que os árbitros fazem de cada atleta", frisou. Hoje pela manhã, o culturista enfrenta o primeiro desafio: as prévias. É nelas que são separados seis competidores de cada categoria. O número exato de participantes segundo ele, não é possível saber antes de chegar ao local das apresentações. Às 16hs, acontece a abertura. Em seguida, todos se apresentam e, ainda hoje, são divulgados os resultados. Amado deve retornar a Três Lagoas na próxima segunda-feira, dia 6.