Campo Grande (MS) - O piloto Aloysio Coutinho ampliou a vantagem sobre Adriano Batista ao vencer as duas baterias da categoria 500 cilindradas da segunda etapa do Campeonato Sul-mato-grossense de Motovelocidade, realizado no Autódromo Internacional de Campo Grande neste domingo, 20 de julho. Coutinho não largou bem nas duas baterias. Apesar de ter feito a pole no sábado, Aloysio foi batido nas duas largadas por Adriano Batista e Danilo Meira.
Na primeira bateria, Coutinho se livrou de Meira ainda na primeira volta, mas só ultrapassou Adriano na terceira volta. Na oitava volta, aconteceu um acidente com o piloto Claudiano Abreu. Ele derrapou na curva 1 e saiu da pista, mas foi atingido pela própria moto e fraturou um dedo do pé direito. Claudiano fazia uma corrida de recuperação, pois largou na última posição e já era o quinto colocado quando caiu.
Na relargada, Adriano e Danilo ultrapassaram Coutinho por dentro, antes da curva 1. Mas Aloysio não perdeu contato e duas voltas após assumia a liderança para receber a primeira bandeirada do dia.
A segunda bateria parecia um replay. Coutinho largou mal e Adriano e Danilo pularam à frente. Mas o líder do estadual partiu em busca da vitória e ultrapassou Danilo e Adriano ainda na primeira volta. Adriano Batista, o Quati, não deixou por menos e apertou Coutinho, chegando a recuperar a liderança na décima volta. Porém, não conseguiu segurar a posição.
Duas voltas depois, na entrada da curva 1, Adriano tentou passar por fora, mas tomou o 'xis' numa boa manobra de Aloysio, que acelerou para mais uma vitória. Danilo Meira chegou novamente na terceira posição. "Esta etapa foi bastante disputada. Muitos pilotos melhoraram e baixaram os tempos", comentou Coutinho. "O Aloysio anda muito, mas já estou andando no ritmo dele", afirmou Adriano Batista.
Nino Tripão, que chegou em 4º na primeira bateria, caiu na quinta volta e abandonou a prova. Adilson Batista, quinto pela manhã, terminou em quarto lugar à tarde. Hélio Martins também melhorou uma posição ao terminar a segunda prova em 5º lugar. Após ter conseguido um sétimo lugar na primeira bateria, Gilmar Oliveira abandonou a segunda bateria na 11ª volta.
Na categoria 250cc, os pilotos Armando Cirilo e João Vitor travaram uma verdadeira batalha. Na primeira bateria Armandinho foi o vencedor, mas João Vitor deu o troco e venceu a segunda. Ambos estão empatados no estadual.
Firmo Henrique Alves, presidente da Femems, vibrou com os 'pegas' entre os pilotos e comentou que o sonho já se realizou. "Os pilotos queriam um campeonato de Motovelocidade. Ele está aí. Precisamos dar continuidade e melhorar este trabalho, trazer mais pilotos e mais público para prestigiar o evento", explicou. As motos que disputam o estadual possuem motor e pneus originais de fábrica, como as motos de rua, sendo o maior diferencial a carenagem e ajustes mecânicos.
O Campeonato Estadual de Motovelocidade é realizado pela Federação de Motociclismo de MS (Femems), com apoio do Governo do Estado, FIE e Fundesporte. A segunda etapa contou com a parceria da Covel Moto Clube, organização da MS Sport Racing e supervisão da Femems. A próxima etapa será realizada em Campo Grande no dia 24 de agosto.
Resultados da 2ª etapa do Estadual:
1ª. Bateria
500cc
1º Aloysio Coutinho
2º Adriano Batista
3º Danilo Meira
4º Nino Tripão
5º Adilson Batista
6º Helio Martins
7º Gilmar Oliveira
8º Claudiano Abreu
250cc
1º Armando Cirilo
2º João Vitor
2ª. Bateria
500cc
1º Aloysio Coutinho
2º Adriano Batista
3º Danilo Meira
4º Adilson Batista
5º Helio Martins
6º Gilmar Oliveira
7º Nino Tripão
250cc
1º João Vitor
2º Armando Cirilo