O atleta sul-mato-grossense Elton Jhon, atualmente no ABL Futsal, de Campo Mourão (PR), vem construindo sua trajetória sólida no futsal. "Minha trajetória no futsal começou nas categorias de base da APAEFS Futsal-MS, com os professores Caixa, Serginho e John, que foram meus formadores. Comecei com quatro anos e participei até os 16, onde tive muitas conquistas", relata o jogador.
Em 2021, Elton deu um passo importante em sua carreira ao ser contratado pelo Quedas Futsal (PR), clube que abriu portas para o futsal paranaense. "Fui indicado por dois grandes amigos, Pedro Cabral e Carlinhos Cabral, e fui contratado para jogar na equipe sub-20 e compor o time adulto". Nos anos seguintes, passou por outras equipes, incluindo FiB Bauru Futsal (SP) e Aeema Mariópolis (PR), até chegar ao ABL Futsal para a temporada 2024-2025.
A adaptação ao novo time tem sido positiva. "Minha adaptação vem sendo uma das melhores possíveis. Um clube e uma cidade muito acolhedora, me sinto em casa jogando pela ABL Futsal e consigo desenvolver o meu melhor todos os dias". Sobre o ambiente na equipe, ele destaca a união entre os jogadores e a diretoria. "ABL Futsal representa uma família para mim, um grande projeto de pessoas corretas. O ambiente dentro da equipe é maravilhoso, leve e muito bom de trabalhar".
O futsal do Mato Grosso do Sul tem se fortalecido nos últimos anos, e Elton reconhece essa evolução. "Nosso estado vem em constante evolução. Hoje temos vários times, tanto masculinos quanto femininos, e atletas em muitas competições de alto nível, como Copa do Brasil, Taça Brasil e LNF. Isso agrega muito para o nosso futsal crescer".
Ainda assim, ele observa diferenças em relação a outros estados, especialmente em estrutura e investimento. "A diferença do futsal do MS para os outros estados está no investimento, na estrutura e no apoio. São poucas equipes que têm condição de treinar em dois períodos e fazer academia. Dentro de quadra, temos muitos atletas qualificados".
A preparação física e mental é um aspecto fundamental para o atleta. "Procuro sempre estar em atividade, treinando e fazendo alguma atividade voltada para minha performance. Mentalmente, minha família e amigos me ajudam bastante. Meu grande amigo Bruno Kagmierski sempre está me apoiando e aconselhando".
Ao longo de sua carreira, Elton acumulou momentos marcantes. "Ser campeão, artilheiro e melhor pivô do Campeonato Estadual Sul-Mato-Grossense de Futsal Adulto e jogar uma Copa do Brasil de Futsal com 16 anos foram momentos inesquecíveis. Outro destaque foi conseguir um acesso de divisão adulta (Série Bronze para Série Prata Paranaense 2021-2022) com 17 anos e realizar o sonho de dividir quadra com meu irmão em uma competição de alto nível".
Representar sua cidade e seu estado é uma responsabilidade que ele encara com seriedade. "É uma pressão muito boa, pois sempre sei que tenho que fazer o meu melhor. Quando estou dentro de quadra, entro para me divertir, pois estou ali para fazer o que sei com alegria, responsabilidade e humildade".
Sobre seus objetivos futuros, Elton tem metas claras. "A primeira meta é o tão sonhado acesso de divisão em 2025. Quero fazer uma grande competição, me destacar e ajudar minha equipe da melhor forma possível, fazendo muitos gols. Sempre me manter em alto nível e carregar o nome do MS por onde eu passar. Sempre que puder, quero ajudar meninos que tenham os mesmos sonhos, objetivos e potencial".