Dourados (MS) - A cerimônia de abertura do II Joresd (Jogos Recreativos Especiais de Dourados), realizada na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Popular de Cultura e Lazer Jorge Antônio Salomão reuniu cerca de 300 atletas, além de autoridades e profissionais de educação física.
Participam atletas de Dourados e convidados, com uma delegação de 20 atletas do Estado, uma delegação do município, outra da Pestalozzi e uma do Dorcelina. As competições de atletismo serão dia 6, no Ceper do BNH II Plano.
Participam do Joresd pessoas com deficiência física, mental, de áudio - comunicação, visual e síndrome de down, respeitando-se as categorias e classificação constantes no regulamento.
Cada delegação poderá ter no máximo vinte atletas, técnicos e acompanhantes. Cada atleta poderá participar de até três modalidades individuais, e apenas uma coletiva.
Serão realizadas provas de bocha, polybat, natação, dama, handebol, tênis de mesa, basquete para deficientes mentais, futsal e atletismo. Todos os atletas classificados em 1º, 2º, 3º lugares receberão medalhas como premiação. As equipes campeãs receberão troféus como premiação. A entrada para o evento é gratuita.
Os jogos são coordenados pela Fundação Cultural e de Esporte de Dourados (Funced), pelo Centro de Convivência e Geração de Renda da Pessoa com Deficiência, pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária e pela Secretaria Municipal de Educação.