Xadrez | Da redação/com Diário Corumbaense | 10/11/2014 16h37

Enxadrista de Corumbá fica entre os seis melhores do Brasil

Compartilhe:

Corumbá (MS) - O enxadrista João Victor Nunes de Cáceres, 16 anos, único corumbaense a integrar a Seleção de Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude (15-17 anos) nas modalidades individuais, terminou a competição em sexto lugar. Os jogos foram disputados em João Pessoa, capital da Paraíba. No xadrez, foram três dias de partidas acirradas entre representantes de 25 Estados. Cada competidor tinha tempo de 61 minutos e a disputa foi tão apertada que os quatro primeiros colocados somaram quatro pontos em cinco jogos e o campeão foi definido em critérios de desempate.

O primeiro colocado foi Marcos Vinicius Sakada, do Paraná, seguido de William Okada, de Goiás; Lucas Muller Prado, de Santa Catarina e Ezequias Morais, de Minas Gerais. Em quinto lugar ficou Luiz Eduardo de Souza, da Bahia, e em sexto, João Victor Cáceres, de Mato Grosso do Sul. Os dois somaram 3,5 pontos em cinco partidas.

O atleta corumbaense, que é estudante do Colégio Objetivo, começou o torneio empatando com o jogador paraibano e depois perdeu para o enxadrista da Bahia. A reação veio no segundo dia de competição quando venceu os jogadores de Tocantins e Rondônia. No domingo, na última rodada, João Victor venceu o representante do Distrito Federal. “Foi uma competição de alto nível técnico, cedi o empate na primeira rodada que acabou me atrapalhando, mas depois consegui três vitórias e esse sexto lugar”, disse ao Diário Corumbaense o jovem enxadrista, que em 2012, também participou dos jogos nacionais na categoria 12 a 14 anos.

O técnico Augusto César Samaniego, que acompanhou o enxadrista na competição, lembrou que a edição deste ano tinha doze dos 25 jogadores, com rating internacional, incluindo João Cáceres. “Ele está no grupo da elite escolar do Brasil, ficou em sexto, mas só meio ponto atrás do campeão. Isso demonstra a competitividade na modalidade”, disse, enfatizando que o resultado coloca Corumbá e Mato Grosso do Sul de volta ao cenário nacional do xadrez.

No feminino, a campeã dos Jogos da Juventude 2014 foi a pernambucana Ramyres Coelho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS