Xadrez | Da redação | 26/04/2016 13h45

Aluna da Escola municipal Nagib Raslan ganha campeonato de Xadrez em Rio Preto

Compartilhe:

Com apenas 10 anos de idade, a aluna da Escola Municipal Nagib Raslan, Flávia Caroline Barbosa de Souza, que participa do projeto Práticas Esportivas Escolares desenvolvido pela da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi campeã da modalidade de xadrez na cidade de Rio Preto, no estado de São Paulo, na Segunda Etapa Sesc Rio Preto.

A jovem está classificada em 15º no campeonato brasileiro FENAC – Festival Nacional da Criança. Flávia Caroline esteve na Semed, acompanhada do seu treinador, para falar da sua experiência à secretária Leila Machado e mostrar a medalha.

O campeonato em Rio Preto, foi realizado neste domingo, com mais de 130 enxadristas, nas categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14, Sub 16, absoluto e sênior. A aluna Flávia disputou sem distinção de categorias. Foram disputadas seis rodas, vencendo quatro, perdendo somente para o campeão Sub12 (masculino), que foi representante do Brasil no campeonato Sulamericano, também disputou com a campeã Sub12(feminina).

A enxadrista, Flávia, está treinando já faz dois anos na escola e em sua casa com os treinadores, Cesar Leon e Leonardo Felício, este último também atleta enxadrista, que foi ex-aluno da Escola Nagib. “Eu treinava os irmãos da Flávia, são dois irmãos e ela ia junto com os eles e foi treinando; ela foi jogar na Federação de Xadrez nos finais de semana e acabou se destacando, ela mesma se descobriu”, explica Cesar.

A atleta treina duas vezes por semana, na terça e quintas-feiras, em torno de três horas semanais, na Escola Nagib, em casa e na Federação de Xadrez do Estado. De acordo o seu treinador são utilizados livros específicos de treinamento da modalidade com teorias e exercícios.

O professor Cezar ressaltou que Flávia utiliza a linha de teórica Ruy Lopez. Segundo o treinador neste momento irá trabalhar outra teoria, a Defesa Siciliana que consiste em contrapor ao Ruy Lopez. “Para o adversário que não conheça essas técnicas ela vai ter uma vantagem muito grande”, explica Cesar.

Após essa vitória, Flavia irá disputar no mês de agosto na cidade de Bauru/SP, a 3º Etapa de Festival Sesc de Xadrez. De 2 a 4 de setembro, ela participa do Campeonato Brasileiro Escolar em Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais. “Esta semana já estamos dando continuidade nos treinamentos”, conclui Cesar.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS