Vôlei de Praia | Lucas Castro | 07/04/2019 15h19

Victoria Lopes é vice-campeã do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia

Compartilhe:

A dupla formada pela ivinhemense Victoria Lopes Pereira e a sergipana Tainá Silva Bigi ficou em segundo lugar na quarta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2019, disputado em Brasília-DF, de 5 a 7 de abril.

O torneio foi organizado pela Confederación Sudamericana de Voleibol (CSV). O Brasil foi representado, ao todo, por seis duplas: duas no masculino e quatro no feminino. Em seis jogos no total, Tainá e Victoria tiveram pelo caminho três confrontos contra brasileiras.

A campanha na fase de grupos de Tainá/Victoria foi impecável, vencendo os três jogos. No primeiro, a dupla derrotou as também brasileiras Juliana Simões e Aline, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/15). Na segunda partida, enfrentaram a dupla venezuelana Norisbeth Agudo/Gabi Brito, por 2 sets a 0 (21/13 e 21/19). Na terceira e última partida da fase de grupos, Tainá e Victoria bateram as conterrâneas Carolina Horta (CE) e Ângela Lavalle (DF).

Nas quartas de final, a sul-mato-grossense e a sergipana superaram as chilenas Daniela Bravo Badal e Camila Pazdirek por 2 sets a 0 (21/10 e 21/16). Na semifinal, o compromisso mais complicado e apertado da competição, contra a dupla argentina Ana Gallay e Fernanda Pereyra. Inclusive, o único jogo da dupla brasileira que foi disputado em três sets. Tainá e Victoria avançaram à final após vencerem as hermanas por 2 sets a 1 (21/19, 19/21 e 15/12).

Na finalíssima, realizada na manhã deste domingo (7), Tainá e Victoria reencontraram a dupla brasileira Carolina Horta/Ângela, a qual havia batido na fase classificatória por 2 sets a 0. Desta vez, as adversárias compatriotas deram o troco. As atletas de Mato Grosso do Sul e Sergipe perderam por 2 sets a 0 (15/21 e 18/21), ficando com a medalha de prata. Ângela Lavalle, brasiliense, faturou o título em casa, ao lado de sua torcida. A terceira colocação ficou com as argentinas Gallay e Pereyra.

Victoria Lopes treina, atualmente, em Sergipe (Foto: Arquivo pessoal)

As duplas Tainá/Victoria (SE/MS) e Carol Horta/Ângela (CE/DF) já se conhecem e não é de hoje. Na segunda etapa do Circuito Sul-Americano da temporada, elas também se enfrentaram na final. Na ocasião, Tainá e Victoria levaram a melhor e ficaram com o ouro e Carol, e Ângela com a medalha prateada.

O Circuito Sul-Americano conta com cinco etapas regulares e dois torneios denominados “Finals”, que possui maior pontuação e premiação, sendo um para o naipe masculino e outro para o feminino. Além das etapas de São Francisco do Sul (SC), Coquimbo (Chile), Lima (Peru) e, agora, Brasília (DF), a competição percorrerá Camaçari (Bahia). Os ‘Finals’ serão disputados em Resistência (Argentina), para o naipe feminino, e Brasil, em cidade que será definida, no masculino.

Victoria Lopes, de 19 anos, nasceu em Ivinhema-MS (Foto: Arquivo pessoal)

A pontuação obtida em cada etapa vai para o país, de acordo com a classificação final da melhor dupla de cada nação nos eventos. Ao final, os pontos são somados e o país na liderança do ranking é declarado campeão geral. O Brasil lidera o ranking feminino, com 800 pontos, por ter vencido as quatro etapas até o momento. A Argentina fica atrás, com 660 pontos. 

Pódio do 4º Circuito Sul-Americano 2019 (Foto: Divulgação/CBV)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS