Vôlei de Praia | Lucas Castro | 13/03/2019 10h57

Saymon e Guto garantem duas vitórias no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2019

Compartilhe:

A dupla masculina formada pelo campo-grandense Saymon Barbosa Santos (MS) e Gustavo Aldebrecht Carvalhaes, o Guto (RJ) iniciou com o pé direito a etapa de Doha, no Catar, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2019. O torneio, iniciado na segunda-feira (11), é a segunda de dez etapas do nível quatro estrelas na corrida olímpica, que garante vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A competição termina no sábado (16).

Saymon e Guto fizeram a estreia nesta quarta-feira (13), às 7h (horário de Brasília), contra a dupla estadunidense Tri Bourne e Trevor Crabb e venceram por 2 sets a zero (21x17 e 21x12). Três horas depois, a dupla realizou a segunda partida contra Kusti Nõlvak e Mart Tiisaar, da Estônia. Os brasileiros ganharam novamente por 2 sets a zero, mas com placar apertado (18x21 e 18x21).

O campo-grandense e o carioca, praticamente classificados à próxima fase da competição, enfrentam, pela última rodada do grupo C, os experientes letões Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins. A dupla da Letônia está na lanterna do grupo, após perder seus dois compromissos.

Tabela atualizada do grupo C do Circuito em Doha (Foto: Divulgação/FIVB)

O Brasil está com força máxima no torneio em Doha, com cinco duplas participando da competição. Além de Saymon e Guto (MS/RJ), as duplas Pedro Solber e Vitor Felipe (RJ/PB), Evandro Oliveira e Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison Cerutti e André Stein (ES), e Ricardo Santos e Álvaro Filho (BA/PB) estão na disputa da fase de grupos do Circuito Mundial.

Confira todos os resultados neste link.

Rumo à Tóquio-2020

Doha, no Catar, é a segunda etapa do nível quatro estrelas a contar na corrida olímpica. Ao todo, são 10. Segundo a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), a primeira, em Haia, na Holanda, não contou pontos para a corrida olímpica, pois foi realizada em ginásio fechado e climatizado, durante a virada do ano. Estão agendadas ainda outras duas etapas cinco estrelas e o Campeonato Mundial para este ano. A briga pela vaga olímpica à Tóquio, entretanto, segue até fevereiro do ano que vem.

Vale destacar que, de acordo com o regulamento da FIVB, somente os torneios de quatro e cinco estrelas, somado ao Campeonato Mundial, valem na contagem de pontos para os Jogos. Cada competição tem um peso diferente.

(Foto: Divulgação/FIVB)

O primeiro lugar na capital catari assegura 800 pontos à dupla na disputa pela vaga nas Olimpíadas  de 2020. A segunda colocação garante 720 e a terceira 640 pontos. 

Após as 10 etapas da corrida olímpica, as duas duplas com maior pontuação em cada naipe estarão classificadas para Tóquio. O regulamento da FIVB ressalta que, em caso de empate entre duas ou mais duplas, os critérios de desempate serão, por ordem: melhor resultado no Campeonato Mundial de 2019; melhor resultado nas etapas cinco estrelas; melhor resultado nas etapas quatro estrelas; melhor resultado na última etapa jogada entre as duplas.

Cada país pode ser representado, no máximo, por duas duplas em cada naipe. A disputa olímpica interna das duplas do Brasil acontece paralelamente à briga da vaga do país, que acompanha as normas da FIVB.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS