Vôlei de Praia | Com CBV | 22/04/2019 15h41

Na China, Saymon disputa segunda etapa da corrida olímpica

Compartilhe:

A dupla masculina formada pelo campo-grandense Saymon Barbosa Santos (MS) e Gustavo Aldebrecht Carvalhaes, o Guto (RJ), disputa em Xiamen (China) a segunda etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia 2019. O torneio, organizado pela Federação Internacional de Voleibol (Fivb) soma pontos para a corrida olímpica brasileira e terá a participação de até 10 duplas na fase de grupos. Os duelos vão de terça-feira (23) a domingo (28).

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF), Guto/Saymon (RJ/MS) e Pedro Solberg/Vitor Felipe (RJ/PB) estão garantidos na fase de grupos, a partir de quinta-feira (25). André Stein e George (ES/PB), com wild card para o classificatório, entram em quadra na quarta. Já Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Oscar/Thiago (RJ/SC) disputam o Country Quota, nesta terça-feira (23.04), com o vencedor indo ao classificatório, e, em seguida, tentando uma vaga na fase de grupos da competição.

Na primeira etapa da corrida olímpica brasileira no naipe masculino, em Doha (Qatar), Guto/Saymon e Pedro Solberg/Vitor Felipe ficaram na nona posição, somando 400 pontos. Evandro/Bruno ficou em 17º, somando 320 pontos, mesma colocação de Alison e André Stein que, posteriormente, terminaram a dupla, se juntando a novos parceiros.

Os torneios do Circuito Mundial são divididos em estrelas, indo de cinco a uma, e Xiamen é a terceira etapa quatro estrelas da temporada, após as disputas de Haia (Holanda), na primeira semana de janeiro, e Doha (Qatar), em março, que contou apenas com o naipe masculino. Com isso, a parada chinesa será a primeira da corrida olímpica para o naipe feminino.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras acontece em paralelo à disputa da vaga do país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

Os países possuem quatro maneiras de garantir a vaga: vencendo o Campeonato Mundial 2019; sendo finalistas do Classificatório Olímpico, que será disputado na China, também em 2019; estando entre as 15 melhores duplas do ranking olímpico internacional; vencendo uma das edições da Continental Cup (América do Norte, América do Sul, África, Ásia e Europa). O Japão, sede, tem uma dupla em cada naipe já garantida.

A fase de grupos em Xiamen terá oito chaves com quatro duplas cada, jogando entre si. Os primeiros colocados avançam direto às oitavas de final (Round 2), enquanto segundos e terceiros disputam uma rodada extra, a repescagem (Round 1), e a partir desta fase, os jogos seguem no formato de eliminatória direta, com oitavas, quartas, semifinais e finais.

As duplas campeãs em Xiamen recebem 800 pontos no ranking do Circuito Mundial e uma premiação de cerca de R$ 75 mil.

A próxima etapa quatro estrelas da corrida olímpica acontece no Brasil, em Itapema-SC, de 15 a 19 de maio. A equipe vencedora pode ganhar até 800 pontos na disputa rumo à Tóquio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS