Vôlei de Praia | GE.net | 14/09/2006 15h06

Juliana e Larissa sagraram-se campeãs pelo Circuito Mundial

Compartilhe:

Porto Santo (Portugal) - Sem problemas, Larissa e Juliana fizeram o (pouco) que precisavam para assegurar o título da temporada 2006 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Na estréia da etapa portuguesa de Porto Santo, elas bateram as locais Suzana Gallina e Fátima Vitor por 21/06 e 21/12 e levantaram a taça da disputa pelo segundo ano consecutivo. A partida durou 26 minutos.

Os bons resultados das brasileiras na temporada as fizeram chegar em uma situação extremamente confortável na Europa. Tanto que única dupla que poderia tirar a taça da temporada das duas eram as chinesas Tian e Jie Wang. Para isso, porém, as orientais precisavam vencer as todas as etapas até o final do ano e torcer para que as líderes não jogassem mais.

Este ano, Larissa e Juliana simplesmente subiram ao pódio em todas as dez disputas que participaram: no total, foram cinco títulos, três pratas e dois bronzes. Elas só não entraram em quadra em Varsóvia porque preferiram ficar treinando no Brasil.

De uma certa forma, as atletas nacionais foram beneficiadas pelas constantes ausências de Walsh e May, atuais campeãs olímpicas. Por conta de etapas do Circuito Norte-americano, as estrangeiras não participaram de seis das 11 etapas do ano. Quando entraram em quadra, conquistaram dois títulos, inclusive um em cima das brasileiras.

Por outro lado, elas perderam os três últimos duelos que fizeram contra as brasileiras. Mesmo assim, ainda lideram com folga o retrospecto dos confrontos: 7 a 3.

"Estamos emocionadas em ser a melhor dupla do Circuito, principalmente porque repetimos o sucesso do ano passado", comentou Juliana, de 23 anos. "Provamos que somos as mais constantes nas duas últimas temporadas", emendou.

Larissa, por sua vez, fez questão de ressaltar que o grande objetivo da dupla ainda não foi alcançado. "Para mim, tudo começa mesmo no ano que vem, quando começa o quali olímpico. Lógico que os bons resultados este ano ajudam, mas nosso objetivo em 2007 é ganhar medalhas para assegurar a nossa participação em Pequim", explicou.

De acordo com Federação Internacional de Vôlei (FIVB), será realizado um torneio continental em setembro do ano que vem para definir as duplas que irão participar de uma competição mundial, programada para novembro. As três melhores parcerias nesta disputa serão as primeiras das 12 a se classificarem para as Olimpíadas.

O título do Circuito Mundial masculino também vai ficar no Brasil. Faltando duas etapas para o final do ano, Emanuel/Ricardo e Márcio/Fábio Luiz são os únicos com chances de se sagrar campeão da disputa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS