Vôlei de Praia | Da Assessoria CBV | 25/09/2020 09h08

Circuito Brasileiro masculino começa com 16 partidas

Compartilhe:

Depois do retorno com o naipe feminino, nesta semana é a vez dos homens entrarem em quadra na primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 20/21. Nesta quinta-feira (24.09), o torneio masculino teve início com a disputa do qualyfing (classificatório), com 16 partidas realizadas na arena montada dentro do Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).

Das 20 duplas que começaram o dia na competição, quatro conseguiram a classificação para a chave principal vencendo jogos eliminatórios diretos. Entre os times que avançaram na competição estão: Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB), Jefferson/Miguel (CE/MS), Felipe Cavazin/Marcus Carvalhaes (PR/RJ) e Averaldo/Matheuzinho (TO/SE).

A competição, que é realizada seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, não conta com público presente, mas todas as partidas são transmitidas pelo Vôlei de Praia TV e pela página da CBV no Facebook. Na abertura da competição foram 16 jogos para a definição das últimas quatro vagas disponíveis na chave principal.

A primeira parceria a garantir um lugar entre os melhores do ranking foi Álvaro Andrade e Rafael (SE/PB), que entraram em quadra duas vezes nesta quinta-feira. No jogo que definiu a classificação, Álvaro e Rafael passaram por Harley/Fernandão (DF/ES) por 2 sets a 0 (21/16, 18/21 e 15/10). Este foi o primeiro torneio profissional que Rafael jogou sem formar parceria com o irmão gêmeo Renato. Após a vitória e vaga na próxima fase, o jovem paraibano contou sobre este novo momento na carreira.

“Quando o Renato (irmão e ex-parceiro) me disse que se juntaria ao Adrielson para essa temporada, já pensei em convidar o Álvaro Andrade para formar o time. Temos uma amizade de muitos anos, nos conhecemos bem e sabia que seria uma dupla promissora, com potencial. Mas não imaginei que o resultado viria tão rápido. Passamos três semanas treinando juntos e desde o começo sentimos, pelo ritmo dos treinos, que o jogo encaixou. Eu estou até um pouco emocionado. É a primeira vez que estou sem meu irmão em quadra, ele é um fenômeno, um jogador incrível, e eu precisava disso. Precisava provar a mim mesmo. Eu saio de quadra emocionado e muito realizado com essa classificação", comentou Rafael.

Outra dupla que avançou na rodada desta quinta-feira foi a formada por Jefferson e Miguel (CE/MS), que jogou duas vezes nesta fase. Para garantir o avanço ao torneio principal eles levaram a melhor sobre Lipe/Rafa (CE/PR) por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). Com a classificação garantida, Miguel avaliou a situação vivida pelos atletas nos últimos meses em razão da pandemia de COVID-19, e elogiou o retorno às competições com toda a segurança.

"Nunca houve uma pandemia como essa em nossas vidas, que exigisse tanto das pessoas e nos impossibilitasse de treinar. Acredito que somos uma referência em termos mundiais por termos retornado com tanta segurança, visibilidade e um espetáculo muito bonito. Os atletas viviam uma expectativa muito grande, correndo contra o tempo para retomar a forma física. Foi uma superação individual de todos, uma vitória de todos os atletas. Agradecemos especialmente a Confederação Brasileira de Voleibol por essa volta surpreendente", disse Miguel.

Na sequência da disputa, Felipe Cavazin e Marcus (PR/RJ) venceram Léo Vieira/Júlio César (DF/SP) no último duelo do dia na quadra central, por 2 sets a 1 (21/17, 20/22 e 16/14). Após o jogo e a classificação, Marcus comentou sobre a ansiedade por voltar a disputar torneios e as diferenças em relação aos novos protocolos.

"Jogar sem público é uma sensação estranha, a gente sente falta, mas faz parte da nossa realidade e é necessário. Voltar a Saquarema é muito bom, é especial para mim, já passei muitas semanas aqui treinando ao longo da minha história. Eu estava muito ansioso para o retorno, principalmente no primeiro jogo, mas conforme a competição avança, nós vamos nos soltando", contou Marcus.

A última vaga na chave de grupos ficou com Averaldo e Matheuzinho (TO/SE), que superaram Adelmo/Moisés (BA) em uma partida definida no terceiro set (21/19, 18/21 e 15/4). A dupla é recém-formada e enfrentou o primeiro teste em Saquarema. Para Averaldo, de 31 anos, que agora é parceiro do jovem de 21, a nova formação tem potencial para ir mais longe na competição e conseguir pontos importantes no ranking.

"É muito gratificante voltar a fazer o que a gente ama. Matheus e eu formamos essa nova parceria para a temporada 20/21, é um representante da nova geração, com muito potencial. Tivemos que superar a dificuldade de ter pouco tempo para ajustar o time, mas felizmente tivemos sucesso conseguindo a vaga. Adelmo e Moisés formam uma dupla muito boa, dificultaram a partida ao máximo, mas tivemos tranquilidade no tie-break. Estamos bem preparados para jogar o torneio principal, agora é ir com tudo, com alegria, crescendo na competição", disse Averaldo.

O torneio principal começa nesta sexta-feira (25.09), a partir das 9h, com 16 equipes divididas em quatro grupos. Além das quatro parcerias classificadas hoje, outras 12 duplas já estavam garantidas pelo ranking de entradas: André Stein/George (ES/PB); Alison/Álvaro Filho (ES/PB); Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF); Guto/Arthur Mariano (RJ/MS); Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES); Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR); Hevaldo/Saymon (CE/MS); Renato/Adrielson (PB/PR); Thiago/Oscar (SC/RJ); Allison Francioni/Fábio (SC/CE); Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR); e Bruno/Jô (AM/PB).

CONFRONTOS

Grupo A

André Stein/George (ES/PB) x Álvaro Andrade/Rafael (SE/PB) – 9h

Renato/Adrielson (PB/PR) x Thiago/Oscar (SC/RJ) – 9h

Grupo B

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) x Jefersson/Miguel (CE/MS) – 10h

Hevaldo/Saymon (CE/MS) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) – 10h

Grupo C

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Averaldo/Matheuzinho (TO/SE) – 11h

Vitor Felipe/Arthur Lanci (PB/PR) x Bernardo Lima/Eduardo Davi (CE/PR) – 11h

Grupo D

Guto/Arthur Mariano (RJ/MS) x Felipe Cavazin/Marcus (PR/RJ) – 12h

Pedro Solberg/Vinícius (RJ/ES) x Bruno/Jô (AM/PB) -12h

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS